• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-05012015-151119
Document
Auteur
Nom complet
Nicia Petreceli Zucolo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Simas, Monica Muniz de Souza (Président)
Bridi, Marlise Vaz
Cunha, Eneida Leal
Gobbi, Marcia Valéria Zamboni
Inacio, Emerson da Cruz
Titre en portugais
Uma rapsódia portuguesa: testemunhos ficcionais em três romances de Lídia Jorge
Mots-clés en portugais
Ficção portuguesa
Literatura e autoritarismo
Literatura e gênero
Literatura pós-colonial
Testemunho
Resumé en portugais
Os romances A costa dos murmúrios (1988), A noite das mulheres cantoras (2011) e A manta do soldado (1998) constituem uma unidade temática na obra de Lídia Jorge. Neles está contemplada a tríade literatura-história-memória, perspectivada pela ótica das narradoras femininas que articulam suas memórias individuais às memórias dos eventos históricos portugueses ao longo dos mais de quarenta anos de ditatura. O presente trabalho analisará os testemunhos ficcionais das narradoras como condutores dessas narrativas, considerando a representação dos testemunhos dessas personagens tocadas em suas vidas pessoais pela trajetória nacional. Estes três romances evidenciam a preocupação social presente na obra da autora, revelando a consciência (ou não) de pertencimento nacional; o falseamento (e reconstrução) de identidades; o questionamento sobre o discurso oficial historiográfico; o esvaziamento do ser ou a busca pela sua constituição. A violência impetrada tanto pelo estado quanto pelos indivíduos, é denunciada entre as oposições e complementaridades que acontecem entre silêncio e som; eco e murmúrio; interdito e alarde
Titre en anglais
A Portuguese rhapsody : fictional testimonies in three novels from Lídia Jorge
Mots-clés en anglais
Literature and authoritarianism
Literature and gender
Portuguese fiction
Postcolonial literature
Testimony
Resumé en anglais
The novels A costa dos murmúrios, A noite das mulheres cantoras e A manta do soldado constitute a thematic unit in Lídia Jorge's work. They introduce the triad literature-history-memory by the perspective of female narrators, who articulate their own memories with the memories of Portuguese historical events throughout more than forty years of dictatorship. This thesis is going to analyse the fictional testimonies made by female narrators as a guide for the narratives, considering the representation of these character's testimonies affected on their own lives by the national trajectory. These three novels draw attention to the social criticism in the author's work, revealing the consciousness (or not) of belonging to a nation; the masquerade (and reconstruction) of identities; the doubt about the official historical discourses; the hollowness of the being or the search for its constitution. The violence required not only by the State, but also by individuals, is noticed in the oppositions and the correspondence between silence and sound; echo and murmuring; forbidden and clamorous
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-01-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.