• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Gabriela Ruggiero Nór
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Ginzburg, Jaime (Presidente)
Cornelsen, Elcio Loureiro
Olmos, Ana Cecilia Arias
Rosenbaum, Yudith
Vidal, Paloma
Título em português
Narrativa e indeterminação: uma leitura de Acenos e afagos, de João Gilberto Noll
Palavras-chave em português
Indeterminação
Literatura brasileira contemporânea
Narrador
Resumo em português
A presente tese se dedica a examinar alguns aspectos do romance Acenos e afagos, de João Gilberto Noll, publicado em 2008. A obra, que privilegia a ambiguidade e a indeterminação, é narrada em primeira pessoa por um personagem que, ao longo do texto, não sabe se está morto ou vivo. Passando por uma transformação corporal, operada discursivamente, o narrador tampouco pode afirmar se é um homem ou uma mulher. A partir de elementos como o foco narrativo, o discurso do narrador, a construção de personagens e a configuração do tempo no texto em exame, é possível verificar estratégias formais que colaboram para a construção de uma narrativa indeterminada. Analisamos, portanto, tais elementos, articulando-os à não causalidade do enredo, bem como a temas centrais do romance, como a morte e o relacionamento amoroso. Alguns conceitos mostram-se especialmente produtivos para o estudo de Acenos e afagos: a situação-limite, o limiar e o excesso, que se relacionam tanto com os conteúdos trabalhados no enredo do romance, quanto com procedimentos estéticos utilizados pelo autor, visando a preservar a indeterminação na obra.
Título em inglês
Narrative and indeterminacy: a reading of Acenos e afagos, by João Gilberto Noll
Palavras-chave em inglês
Contemporary Brazilian literature
Indeterminacy
Narrator
Resumo em inglês
This thesis aims at examining some aspects of the novel Acenos e afagos, by João Gilberto Noll, published in 2008. The novel, which privileges ambiguity and indeterminacy, is narrated in the first person by a character who, throughout the text, does not know if he is dead or alive. Going through a body transformation, operated discursively, the narrator, originally a man, cannot say whether he has become a woman or not. Analyzing elements such as the narrator's position and discourse, character construction, and time setting in the text under review, it is possible to verify formal strategies that collaborate to construct an indeterminate narrative. We therefore interpret such elements, articulating them to the non-causality of the plot, as well as to central themes of the novel, such as death and the love relationship. Some concepts are especially productive for the study of Acenos e afagos: the limit situation, the threshold and the excess, which relate both to the contents worked on in the plot of the novel and to the aesthetic procedures used by the author, in order to preserve the indeterminacy in the story.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-07-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.