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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-28062021-183128
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Simonette
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Rufinoni, Simone Rossinetti (Presidente)
Corpas, Danielle dos Santos
Hansen, Marise Soares
Pacheco, Ana Paula Sá e Souza
Título em português
Figurações do patriarcado em Guimarães Rosa: leitura de "A volta do marido pródigo", "Nada e a nossa condição" e "Esses Lopes"
Palavras-chave em português
João Guimarães Rosa
Patriarcado
Primeiras estórias
Sagarana
Tutameia
Resumo em português
João Guimarães Rosa conseguiu dar forma literária a um modo de ser do sertão que contempla, ao mesmo tempo, grandes dilemas universais e locais entrelaçados. Desse chamado mundo misturado, é possível apreender uma unidade histórica-social particular que corta a obra do autor. Partindo de uma perspectiva que articula literatura e sociedade, o objetivo desta pesquisa é a analisar a figuração literária do patriarcado brasileiro em contos de João Guimarães Rosa. O patriarcado, entendido como estrutura de poder que mescla a dimensão familiar à social, surge no Brasil Colônia e toma outras formas, conforme as demandas da modernidade. O tema será abordado por meio da análise e interpretação de três contos: "A volta do marido pródigo", de Sagarana; "Nada e a nossa condição", de Primeiras estórias e "Esses Lopes" de Tutameia. Em "A volta do marido pródigo", encena-se a participação da malandragem na lógica coronelista. Modelado no tom da comédia, a apreensão estética do patriarcado se faz por meio do princípio formal da intercambialidade. Em "Nada e a nossa condição", nota-se a decadência da ordem senhorial. Essa derrocada será dissimulada pelo narrador que se esforça em criar uma ambiência narrativa de viés messiânico. Nesse sentido, seu tio, um velho fazendeiro, seria o líder renunciador às avessas. Por último, "Esses Lopes" apresenta o patriarcado do ponto de vista de uma mulher que mata os violentos esposos. Os meios pelos quais ela comete os assassinatos expõem o papel histórico da mulher na sociedade patriarcal, bem como a postura transgressora da protagonista. A comparação dos contos revela como o autor soube sedimentar na forma diversas especificidades do patriarcado histórico nacional.
Título em inglês
Figurations of patriarchy in Guimarães Rosa: readings of "A volta do marido pródigo", "Nada e a nossa condição" and "Esses Lopes"
Palavras-chave em inglês
João Guimarães Rosa
Patriarchy
Primeiras estórias
Sagarana
Tutameia
Resumo em inglês
João Guimarães Rosa has succeeded in giving literary form to a way of being of the "sertão" that contemplates, at the same time, great universal and local intertwined dilemmas. From this so-called mixed world, it is possible to apprehend a particular historical-social unit that cuts across the author's work. Starting from a perspective that articulates literature and society, the objective of this research is to analyze the literary figuration of the Brazilian patriarchy in short stories by João Guimarães Rosa. The patriarchy, understood as power structure that blends the family and social dimensions, emerges in Colonial Brazil and takes other forms, according to the demands of modernity. The theme will be approached through the analysis and interpretation of three short stories: "A volta do marido pródigo"; from Sagarana; "Nada e a nossa condição, from Primeiras estórias and "Esses Lopes", from Tutameia. In "A volta do marido pródigo", stages the participation of the trickster in the logic of the "Coronelismo". Modeled on a tone of comedy, the aesthetic apprehension of patriarchy is made through the formal principle of interchangeability; in "Nada e a nossa condição", from Primeiras Estórias, the decay of the manorial order can be noticed. This collapse will be dissimulated by the narrator who strives to create a narrative ambience with a messianic bias, in which his uncle, an old farmer, would be the renouncing leader in reverse; finally, "Esses Lopes", from Tutameia, presents patriarchy from the point of view of a woman who kills violent husbands. The means by which she commits the murders exposes the historical role of women in a patriarchal society as well as the transgressive posture of the protagonist. The comparison of the tales reveals how the author knew how to sediment, through form, several specificities of a national historical patriarchy.
 
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Data de Publicação
2021-06-28
 
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