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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-24072023-151022
Document
Auteur
Nom complet
Thiago Ernesto Silveira de Castro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Gimenez, Erwin Torralbo (Président)
Betti, Maria Silvia
Corrêa, Flávio Rodrigo Vieira Lopes Penteado
Faria, Joao Roberto Gomes de
Titre en portugais
O mundo todo como teatro: aspectos do Barroco na dramaturgia de Ariano Suassuna
Mots-clés en portugais
Ariano Suassuna
Dramaturgia brasileira
Literatura brasileira
Teatro barroco
Teatro brasileiro
Resumé en portugais
Iniciada em meados do século XX, a dramaturgia de Ariano Suassuna, desde seu surgimento, intrigou público e crítica devido à sua singularidade no panorama do teatro brasileiro de então, pautado, sobretudo, pelos nomes de Marx e Freud. Desviando-se de ambos, o escritor encontrou seus principais modelos dramáticos em tradições que precederam, e muito, sua própria época, entre as quais, a medieval, ostensivamente estudada por seus exegetas. Entretanto, por vezes negligenciado, não menos importante é o diálogo estabelecido entre sua obra dramática e a literatura dos séculos XVI e XVII europeus, conhecida como barroca. Referido pelo dramaturgo tanto em seus ensaios críticos como em seus trabalhos literários, as marcas desse período da arte europeia, marcado por uma dissolução que, em alguma medida, recorda a do momento em que teceu sua obra criativa, podem ser notadas em muitas de suas realizações dramáticas. Este trabalho pretende alcançar uma melhor compreensão da leitura feita pelo escritor desse momento e do diálogo que com ele estabeleceu ao longo de sua trajetória literária. Para tanto, debruça-se sobre duas de suas peças mais significativas, O arco desolado e A pena e a lei, uma tragédia e uma comédia, respectivamente, as quais, dada a relação direta que estabelecem com importantes temáticas barrocas, permitem que se apreenda a importância da literatura desse período para a obra dramática de Ariano Suassuna.
Titre en anglais
The Whole World as Theater: aspects of the Baroque in the drama of Ariano Suassuna
Mots-clés en anglais
Ariano Suassuna
Baroque Theater
Brazilian Drama
Brazilian Literature
Brazilian Theater
Resumé en anglais
Having been first sketched halfway through the 20th Century, the drama of Ariano Suassuna has intrigued the public and criticism from its onset due to its singularity in the specter of its contemporary Brazilian theater, based mostly on Marx and Freud. As it turned away from both, Suassuna found his main dramatic models in traditions that far precede his own time, namely, the medieval, exhaustively studied by his interpreters. Yet the at times overlooked dialogue between his dramatic works and the European 16th and 17th Century literature, referred to as Baroque, is equally important. Referred to by the playwright both in his critical essays and literary works, the marks of this period of European art, characterized by the dissolution somehow reminiscent of Suassuna's own epoch, can be noticed in several of his performances. My thesis is aimed at reaching a wider comprehension of the writer's reading of this period and the dialogue he established along his career. As such, I will focus on two of his main plays, O arco desolado and A pena e a lei, a tragedy and a comedy, respectively. Given their direct relationship to some main Baroque themes, they allow us to understand the importance of the time's literature to Adriano Suassuna's dramatic works.
 
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Date de Publication
2023-07-24
 
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