• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-24052021-190413
Document
Auteur
Nom complet
Fernando Borsato dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Guimarães, Hélio de Seixas (Président)
Granja, Lucia
Hansen, Joao Adolfo
Marques, Wilton José
Titre en portugais
As assinaturas de Machado de Assis: estudo sobre as figurações da autoria
Mots-clés en portugais
Assinatura
Autoria
Figuração de autoria
Machado de Assis
Resumé en portugais
Esta dissertação propõe o estudo sistemático das assinaturas empregadas por Machado de Assis, ou a ele atribuídas, ao longo de sua obra, considerando-se "obra" a totalidade dos textos incluídos e reconhecidos sob esse nome. Na pesquisa, foram identificadas 87 assinaturas, que englobam variações do nome civil do escritor, iniciais, pseudônimos e criptônimos, utilizados nos diversos gêneros que praticou. Verifica-se, aqui, que ao compor seus livros em torno da assinatura "Machado de Assis", estampada na capa de todos os volumes que publicou em vida, o escritor trabalha incessantemente na unificação, afirmação, e institucionalização de seu nome de autor e de sua imagem autoral. Por outro lado, também trabalha incessantemente na desestabilização e refração desse nome e dessa imagem por meio da variedade de formas com as quais assinou seus textos em periódicos e manuscritos, bem como pela proliferação de instâncias narrativas e autorais que produziu em seus textos ficcionais. Observa-se também que as fronteiras entre "dentro" e "fora", "vida" e "obra", "autor" e "narrador" são borradas pela concorrência de assinaturas e pelo uso de outros paratextos, ferramentas que possibilitam o paradoxo da junção dessa dupla condição de dispersão e unidade. Esse talvez seja um dos principais temas machadianos, que vêm à tona na problematização da dispersão e unidade das coletâneas de contos, como se dá nas advertências de Papéis avulsos e Várias histórias, ou na afirmação de um "pensamento interior e único" a organizar um romance tão fragmentário como Esaú e Jacó, ou ainda na multiplicação de instâncias narrativas e autorais identificadas a personagens como Brás Cubas, Bento Santiago e Aires. O duplo sucesso da realização desses movimentos contrários se verifica, por um lado, nas diversas interpretações e apropriações de sua obra, de seus paratextos, autores e narradores; e, por outro, no poder simbólico e institucional de seu nome de autor, capaz de engajar gerações de leitores e críticos interessados nas obras associadas ao nome "Machado de Assis" e na associação de suas próprias assinaturas à do escritor.
Titre en anglais
The Machado de Assis' signatures: a study on figurations of authorship
Mots-clés en anglais
Authorsip
Figuration of authorship
Machado de Assis
Signature
Resumé en anglais
This dissertation proposes a systematic study of the signatures used by Machado de Assis (or attributed to him) throughout his work, considering "work" as all the texts included and acknowledged under his name. The present study identified 87 signatures included under the name of the author, which include variations of his civil name, initials, pseudonyms, and cryptonyms, used in the most diverse genres that he practiced. Here, it turns out that when composing his books around the signature "Machado de Assis", printed on the cover of all the volumes he published in life, the writer works incessantly in the unification, affirmation, and institutionalization of his author name and his authorial image. On the other hand, he also works incessantly in destabilizing and refracting this name and image through the proliferation of narrative and authorial instances, and through the variety of forms with which he signed. The boundaries between "inside" and "outside", "life" and "work", "author" and "narrator" are blurred by the competition of signatures and the use of other paratexts, tools that allow the paradox of the junction of this double condition of dispersion and unity. This is perhaps one of the main Machado de Assis' themes, which come to the fore in problematizing the dispersion and unity of the collections of stories, as is the case with prefaces from Papéis avulsos and Várias histórias, or in the affirmation of an "inner and unique thought" to organize such a fragmentary romance as Esaú e Jacó. The double success of carrying out these opposing movements is verified: on the one hand, in the different interpretations and appropriations of his work, of his paratexts, authors, and narrators - sometimes contradicting each other; and, on the other hand, in the symbolic and institutional power of his author name, that engaged generations of literary critics interested in in the name Machado de Assis and the association of them own signatures with the writer's signature.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-05-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.