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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-22042021-153043
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Marinho da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Camilo, Vagner (Presidente)
Camargo, Luis Gonçales Bueno de
Cardoso, Elizabeth da Penha
Moraes, Marcos Antonio de
Título em português
Trama íntima e figuração derradeira: o arranjador e a orquestração das vozes narrativas na Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso
Palavras-chave em português
Arranjador
Crônica da casa assassinada
Literatura Brasileira
Lúcio Cardoso (1912-1968)
Vozes narrativas
Resumo em português
Este trabalho se propõe a investigar o processo de criação de uma figura incógnita presente no romance Crônica da casa assassinada, publicado em 1959 pelo escritor mineiro Lúcio Cardoso. No plano ficcional de estruturação da obra, esta figura é responsável por resgatar e coletar diversos manuscritos deixados por dez narradores-personagens, rearranjando-os de forma a orquestrar as vozes narrativas que compõem o romance. Estas narrativas, espécie de "manuscritos ficcionais" - expressão empregada por Júlio Castañon Guimarães, que realizou o estabelecimento do texto para a edição crítica do romance - são compostas por cartas, diários, depoimentos, memória e narrativas. Anônima e sem voz, a figura incógnita deixa dois tipos de marcas nos manuscritos ficcionais: a supressão de partes, indicadas por pontilhados, e as notações que apontam para as condições materiais da obra (indicados como "escritos à margem..."). A partir do cotejo do texto estabelecido com as variantes do romance, esta pesquisa objetiva discutir as representações desta figura incógnita à luz da teoria do arranjador, analisando as notações que apontam para a materialidade dos manuscritos ficcionais e os efeitos de sentido que os escritos à margem suscitam no leitor e na estrutura do romance.
Título em inglês
The Arranger and the Narrative Voices Orchestration in Chronicle of the Murdered House, by Lucio Cardoso
Palavras-chave em inglês
Arranger
Brazilian Literature
Chronicle of the Murdered House
Lúcio Cardoso (1912-1968)
Narrative Voices
Resumo em inglês
This reasearch aims to investigate both the creation process and the representation of a unknown figure present in the novel Chronicle of the murdered House, published in 1959 by Lúcio Cardoso. In the book's structural fictional level this figure is responsible for rescuing and collecting a variety of manuscripts left by ten first-person narrators as they rearrange them in order to orchestrate the narrative voices that composes the novel. These narrative can be seen as some sort of "fictional manuscripts" - which is an expression employed by Júlio Castañon Guimarães who realized the text establishment of the critical edition of the novel - since they are compounded by letters, diaries, testimonies, memoir and narratives. Anonymous and with no voice, the hidden figure leaves two types of marks in the fictional manuscripts: not only there omitted parts indicated by dots but also the notations that point to the material conditions of the work (as it is indicated by "written in the margin..."). In the light of the analytical methodology of the Genetic Criticism, this text is interested in discussing the representations of this unknown figure in the light of the arranger theory, analyzing the notations that point to the materiality aspect of the fictional manuscripts, as well as the significations and meaning effects that the writtings in the margin evoke in the readers and in the structure of the novel.
 
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Data de Publicação
2021-04-22
 
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