• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-21022020-151421
Documento
Autor
Nombre completo
Aline Novais de Almeida
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Moraes, Eliane Robert (Presidente)
Andrade, Fabio Rigatto de Souza
Carvalho, Raimundo Nonato Barbosa de
Zular, Roberto
Título en portugués
Manequim de pássaros: ritmo, corpo e metamorfose em Murilo Mendes
Palabras clave en portugués
Corpo
Metamorfose
Murilo Mendes
Poesia brasileira
Ritmo
Resumen en portugués
A tese desenvolve uma abordagem polimórfica da poesia de Murilo Mendes (1901-1975), apostando no aspecto prismático para analisar e interpretar as obras: Poemas (1930), Bumba meu poeta (1932; 1959), A poesia em pânico (1938), As metamorfoses (1944), Retratos-relâmpago 1ª série (1973;1980) e 2ª série (1980; 1994). O trabalho parte de uma crônica de juventude do poeta, publicada em 1920, que se volta negativamente para a manifestação do maxixe nos salões de baile para, em seguida, investigar a passagem de uma postura conservadora a uma assimilação dos corpos dançantes em sua lavra. O autor intensifica o processo metamórfico de sua poesia a partir de encadeamentos e de justaposições das imagens poéticas, que engendram insolitamente uma cosmovisão própria. Nesse fazer-literário, a musicalidade, por estar sob o domínio do ritmo surrealista, concorre para construir uma visão do mundo que se manifesta sobretudo pelo complexo imagístico orquestrado pela sua poesia marcadamente visionária. Nesta convivem em tensão o silêncio e o ruído, o estático e a dança, o Oriente e o Ocidente, o eunuco e o erotismo, o técnico e o antitécnico, o antigo e o moderno, o cristão e o pagão, Jesus e Dioniso.
Título en inglés
Bird mannequin: rhythm, body and metamorphosis in Murilo Mendes
Palabras clave en inglés
Body
Brazilian poetry
Metamorphosis
Murilo Mendes
Rhythm
Resumen en inglés
This thesis develops a polymorphic approach to the poetry of Murilo Mendes (1901-1975), focusing on the prismatic aspect to analyze and interpret the works: Poemas (1930), Bumba meu poeta (1932; 1959), A poesia em pânico (1938), As metamorfoses (1944), Retratos Relâmpago 1st (1973;1980) and 2nd volume (1980; 1994). This paper analyzes an early chronicle from the poet, published in 1920, which initially carries a negative view of the maxixe in the ballrooms. Later, it investigates the movement from a conservative posture towards an assimilation of the dancing bodies in his work. The author intensifies the metamorphic process of his poetry through links and juxtapositions of poetic images, which uncannily engender a worldview of their own. In this literary creation, the musicality, by being under the control of the surrealist rhythm, contributes to build a worldview that manifests itself, above all, by the imaginary complex orchestrated by its markedly visionary poetry. In this work, silence and noise, static and dance, east and west, eunuch and eroticism, the technical and the anti-technical, the ancient and the modern, the christian and the pagan, Jesus and Dionysus coexist under tension.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-02-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.