• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-16052023-105944
Documento
Autor
Nombre completo
Débora Oliveira Lisbôa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Marques, Ivan Francisco (Presidente)
Balista, Lígia Rodrigues
Faria, Joao Roberto Gomes de
Lebensztayn, Ieda
Título en portugués
Transfiguração e realidade social em cinco comédias de Ariano Suassuna
Palabras clave en portugués
Ariano Suassuna (1927-2014)
Literatura Brasileira (Séc.XX)
Teatro brasileiro (Comédia)
Resumen en portugués
Este trabalho dedica-se a investigar as relações entre realidade social e transfiguração literária em cinco comédias de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida (1955), O Casamento Suspeitoso (1957), O Santo e a Porca (1957), A Pena e a Lei (1959) e Farsa da Boa Preguiça (1960), mediante estudo do modo de construção das personagens e seus conflitos dramáticos, o tempo das ações e espaços cênicos. Nesta investigação, as formas utilizadas para a reconstrução literária de elementos do contexto histórico, político e social do sertão nordestino, bem como das vivências pessoais do autor, são descritas, analisadas e interpretadas. Nas comédias, o mundo e o homem sertanejos são apresentados em suas especificidades, mas também são relacionados a questionamentos humanos mais profundos e universais. A crítica social está presente, mas não esconde o humor, as cores, o ritmo, a esperteza, a ingenuidade e a fé dos homens do sertão, abordados em suas variações de classe social, gênero e valores pessoais. Além de materializar aspectos da vida social, as peças trazem elementos oriundos de matrizes culturais diversas, como as fontes clássicas, ibéricas e cristãs, tanto eruditas quanto populares. A construção do riso cômico se faz por meio da aproximação de elementos contrários, que alcançam coexistência harmônica e funcionalidade, resultando em obras bem-acabadas e com coerência interna. A vida do homem em sociedade é apresentada como limitada no tempo e no espaço, cujos problemas só são superados quando considerados valores metafísicos e universais. Assim, a realidade social é mais que pretexto para a criação literária - ela determina e explica os valores estéticos presentes na estrutura das peças.
Título en inglés
Transfiguration and social reality in five comedies written by Ariano Suassuna
Palabras clave en inglés
Ariano Suassuna (1927-2014)
Brazilian Literature (XXth Century)
Brazilian Theater (Comedy)
Resumen en inglés
This research investigates the relationship between social reality and literary transfiguration in five comedies by Ariano Suassuna, Auto da Compadecida (1955), O Casamento Suspeitoso (1957), O Santo e a Porca (1957), A Pena e a Lei (1959) and Farsa da Boa Preguiça (1960), through the study of the construction of the characters and their dramatic conflicts, the time of actions and scenic spaces. In this investigation, the forms used for literary reconstruction of elements of the historical, political and social context of the northeastern sertão and the author's personal experiences are described, analyzed and interpreted. In the comedies, the sertanejo world and man are presented in their specificities, but they are also related to deeper and more universal human questions. Social criticism is present, but it does not hide the humour, colors, rhythm, cleverness, ingenuity and faith of the men of the sertão, approached in their variations of social class, gender and personal values. In addition to materializing aspects of social life, the plays bring elements from diverse cultural matrices, such as classical, iberian and christian sources, both erudite and popular. The construction of comic laughter is done through the approximation of contrary elements, which achieve harmonious coexistence and functionality, resulting in well-finished works with internal coherence. Man's life in society is presented as limited in time and space, whose problems are only overcome when metaphysical and universal values are considered. Thus, social reality is more than a pretext for literary creation - it determines and explains the aesthetic values present in the structure of the plays.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.