• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-16032021-112445
Documento
Autor
Nombre completo
Cleiton Oliveira da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Marques, Ivan Francisco (Presidente)
Ginzburg, Jaime
Mendes, Adilson Inacio
Pacheco, Ana Paula Sá e Souza
Título en portugués
Regionalismo e fragmentação na experiência Barravento: estudo de assimilações e análise de personagens
Palabras clave en portugués
Cinema brasileiro
Cultura negra
Glauber Rocha
Literatura e cinema
Regionalismo
Resumen en portugués
Esta pesquisa trata do primeiro longa-metragem de Glauber Rocha, Barravento (1962) à luz das aproximações e distanciamentos que estabelece com dois precursores: a literatura regionalista de Jorge Amado e os documentários pioneiros de Alexandre Robatto Filho sobre a capoeira e a pesca de xaréu no litoral da Bahia. No processo de constituição de sua própria linguagem fílmica, o cineasta estreante tenta estabelecer uma perspectiva crítica da religião e um olhar antiimersivo para a cultura negra, mas produz uma obra rica em contradições internas. No intuito de observar mais em detalhe como essa complexidade de sentidos se projeta na estrutura do filme, propomos em um segundo momento uma análise de cada uma das personagens centrais.
Título en inglés
Regionalism and fragmentation in the Barravento experience: study of assimilations and character analysis
Palabras clave en inglés
Black culture
Brazilian cinema
Glauber Rocha
Literature and cinema
Regionalism
Resumen en inglés
This research examines Glauber Rocha's first feature film Barravento (1962) in the light of the approximations and distances it establishes with two precursors: Jorge Amado's regional literature, and Alexandre Robatto Filho's pioneering documentaries about capoeira and the xareu fishing on the coast of Bahia. In his own film language constitution process, the debutant filmmaker tries to establish a religion critical perspective and an anti-immersive look at the black culture. However, he produces a work rich in internal contradictions. In order to observe in more detail how this meaning complexity is projected in the film structure, we propose in a second moment an analysis of each of the main characters.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.