• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2002.tde-15062023-111304
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Antonio de Moraes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Roncari, Luiz Dagobert de Aguirra (Presidente)
Lajolo, Marisa Philbert
Lopez, Therezinha Apparecida Porto Ancona
Moraes, Antonio Dimas de
Rocha, João Cezar de Castro
Título em português
"Orgulho de jamais aconselhar": a epistolografia de Mário de Andrade e seu projeto pedagógico
Palavras-chave em português
Correspondência
Epistolografia
Mário de Andrade
Modernismo Brasileiro
Pedagogia
Resumo em português
A epistolografia do escritor Mário de Andrade (1893-1945), reconhecida atualmente por seu expressivo volume e importante potencial histórico e biográfico, deve ser interpretada como a prática de um projeto pedagógico inserido no ideário modernista. Esta tese pretende demonstrar aspectos da escrita epistolar mariodeandradiana, sublinhando as perspectivas didáticas e discernindo um plano de sedução intelectual nas cartas endereçadas aos jovens artistas e pesquisadores. Reflete sobre a formulação de uma "áspera pedagogia", ou seja, a exigência de uma atitude de permanente desenvolvimento do interlocutor. A tese se detém, principalmente, nos diálogos epistolares do autor de Macunaíma com o grupo de moços de São Paulo
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Brazilian Modernistn
Correspondence
Epistolography
Mário de Andrade
Pedagogy
Resumo em inglês
The epistolography of Mário de Andrade (1893-1945), acknowledged nowadays for its significant volume and important historical and biographical potential, must be interpreted as the practice of a pedagogical project amongst the modernist ideology. This thesis aims at demonstrating aspects of the epistolographic "mariodeandradiana" writings, highlighting pedagogical perspectives and envisioning a plan of intellectual enticement in the letters addressed to young artists and researchers. It analyzes the making of a "harsh pedagogy", or rather, the demand of an attitude of constant development of the addressees. Mainly, the thesis focus on the correspondence between the author of Macunaíma and some youths of São Paulo
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-06-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.