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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1992.tde-15062023-103438
Documento
Autor
Nome completo
Jose Antonio Pasta Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1992
Orientador
Banca examinadora
Bosi, Alfredo (Presidente)
Farra, Maria Lucia Dal
Pessanha, Jose Americo Mota
Silva, Franklin Leopoldo e
Wisnik, Jose Miguel Soares
Título em português
Pompéia: a metafísica ruinosa d'O ateneu
Palavras-chave em português
Crítica literária
Literatura brasileira
Romance
Teoria literária
Resumo em português
O objetivo geral deste estudo foi o de analisar a constituição do ponto de vista n'O Ateneu, de Raul Pompéia. A análise dessa questão central para o estudo do romance brasileiro e, em particular, no que toca a segunda metade do século XIX, torna-se decisiva para O Ateneu, em vista da contradição que forma o núcleo de seu foco narrativo. Toda a ambigüidade de sua avaliação estética e classificação histórica decorre dessa questão. Investigando no livro as formas do excesso, da desmedida e do paroxismo, o estudo encontra no núcleo do problema crítico d'O Ateneu uma relação de luta de morte entre sujeito e objeto, observada nos tema do momento faustiano, da hora suprema e do movimento pendular, bem como na esfera das imagens, como as da água, do fogo, do sangue e do vulcão. Lança mão, para isso, de comparações com as demais obras de Pompéia, editadas e inéditas, e com outras obras da literatura brasileira. Na imagem pompeana do fogo, o trabalho localiza sua mediação por excelência, aquela que se forma desaparecendo, que se forma como destruição. O ponto de vista d'O Ateneu, assim, produz-se como formação supressiva, ou seja, no próprio limite entre ser e não ser. Tal é o que o trabalho chama de ponto de vista da morte, matriz da dimensão metafísica do romance, cuja pertinência estende-se ainda a outras obras da literatura brasileira
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
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Resumo em inglês
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Data de Publicação
2023-06-15
 
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