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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1992.tde-15062023-103438
Document
Auteur
Nom complet
Jose Antonio Pasta Junior
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1992
Directeur
Jury
Bosi, Alfredo (Président)
Farra, Maria Lucia Dal
Pessanha, Jose Americo Mota
Silva, Franklin Leopoldo e
Wisnik, Jose Miguel Soares
Titre en portugais
Pompéia: a metafísica ruinosa d'O ateneu
Mots-clés en portugais
Crítica literária
Literatura brasileira
Romance
Teoria literária
Resumé en portugais
O objetivo geral deste estudo foi o de analisar a constituição do ponto de vista n'O Ateneu, de Raul Pompéia. A análise dessa questão central para o estudo do romance brasileiro e, em particular, no que toca a segunda metade do século XIX, torna-se decisiva para O Ateneu, em vista da contradição que forma o núcleo de seu foco narrativo. Toda a ambigüidade de sua avaliação estética e classificação histórica decorre dessa questão. Investigando no livro as formas do excesso, da desmedida e do paroxismo, o estudo encontra no núcleo do problema crítico d'O Ateneu uma relação de luta de morte entre sujeito e objeto, observada nos tema do momento faustiano, da hora suprema e do movimento pendular, bem como na esfera das imagens, como as da água, do fogo, do sangue e do vulcão. Lança mão, para isso, de comparações com as demais obras de Pompéia, editadas e inéditas, e com outras obras da literatura brasileira. Na imagem pompeana do fogo, o trabalho localiza sua mediação por excelência, aquela que se forma desaparecendo, que se forma como destruição. O ponto de vista d'O Ateneu, assim, produz-se como formação supressiva, ou seja, no próprio limite entre ser e não ser. Tal é o que o trabalho chama de ponto de vista da morte, matriz da dimensão metafísica do romance, cuja pertinência estende-se ainda a outras obras da literatura brasileira
Titre en anglais
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Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
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Date de Publication
2023-06-15
 
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