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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1992.tde-15062023-103438
Documento
Autor
Nombre completo
Jose Antonio Pasta Junior
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1992
Director
Tribunal
Bosi, Alfredo (Presidente)
Farra, Maria Lucia Dal
Pessanha, Jose Americo Mota
Silva, Franklin Leopoldo e
Wisnik, Jose Miguel Soares
Título en portugués
Pompéia: a metafísica ruinosa d'O ateneu
Palabras clave en portugués
Crítica literária
Literatura brasileira
Romance
Teoria literária
Resumen en portugués
O objetivo geral deste estudo foi o de analisar a constituição do ponto de vista n'O Ateneu, de Raul Pompéia. A análise dessa questão central para o estudo do romance brasileiro e, em particular, no que toca a segunda metade do século XIX, torna-se decisiva para O Ateneu, em vista da contradição que forma o núcleo de seu foco narrativo. Toda a ambigüidade de sua avaliação estética e classificação histórica decorre dessa questão. Investigando no livro as formas do excesso, da desmedida e do paroxismo, o estudo encontra no núcleo do problema crítico d'O Ateneu uma relação de luta de morte entre sujeito e objeto, observada nos tema do momento faustiano, da hora suprema e do movimento pendular, bem como na esfera das imagens, como as da água, do fogo, do sangue e do vulcão. Lança mão, para isso, de comparações com as demais obras de Pompéia, editadas e inéditas, e com outras obras da literatura brasileira. Na imagem pompeana do fogo, o trabalho localiza sua mediação por excelência, aquela que se forma desaparecendo, que se forma como destruição. O ponto de vista d'O Ateneu, assim, produz-se como formação supressiva, ou seja, no próprio limite entre ser e não ser. Tal é o que o trabalho chama de ponto de vista da morte, matriz da dimensão metafísica do romance, cuja pertinência estende-se ainda a outras obras da literatura brasileira
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
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Fecha de Publicación
2023-06-15
 
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