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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-14102020-192945
Documento
Autor
Nome completo
Camila Russo de Almeida Spagnoli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Moraes, Marcos Antonio de (Presidente)
Lajolo, Marisa Philbert
Lopez, Therezinha Apparecida Porto Ancona
Luca, Tania Regina de
Título em português
Uma vida nada ociosa!: Godofredo Rangel na Revista do Brasil (1917-1924)
Palavras-chave em português
Revista do Brasil
Crítica Genética
Epistolografia
Godofredo Rangel
Periodismo
Resumo em português
Godofredo Rangel (1884-1951) semeou seus escritos em aproximadamente meia centena de periódicos. Entre janeiro de 1917 e abril de 1924, a Revista do Brasil (SP) acolheu parcela significativa desta produção. Em suas páginas circulou a primeira publicação dos capítulos do romance Vida ociosa (1920); foram difundidos contos, quase todos depois inseridos nas coletâneas Andorinhas (1924) e Os humildes (1944); e escritos não-ficcionais que deixaram de ser recolhidos em livro. O nome de Rangel também aparece mencionado no periódico em artigos, seções de divulgação literária e em textos de publicidade. As cartas que o escritor e editor Monteiro Lobato (1882-1948) lhe dirigiram, coligidas em A barca de Gleyre (1944), testemunham a gênese desses escritos e as estratégias de propagação, colocando em pauta a questão da autoria compartilhada. A presente tese busca apreender criticamente o espaço ocupado pela Revista do Brasil na trajetória literária de Godofredo Rangel, sublinhando os vínculos dessa produção com o conjunto de sua obra. Aborda a passagem dos textos estampados na revista para a versão em livro, com a finalidade de captar linhas de força do processo criativo do autor mineiro. Focalizando o periodismo de Godofredo Rangel, visa ampliar a sua fortuna crítica.
Título em inglês
A never idle life!: Godofredo Rangel in Revista do Brasil (1917-1924)
Palavras-chave em inglês
Revista do Brasil
Epistolography
Genetic Criticism
Literary Journalism
Resumo em inglês
Godofredo Rangel (1884-1951), a Brazilian writer from Minas Gerais state, sowed his writings in nearly fifty newspapers and magazines. Between January 1917 and April 1924, a meaningful part of such production was embraced by Revista do Brasil (São Paulo). The first versions of chapters of Vida Ociosa (1920) and some of his short-stories, later included in the compilations Andorinhas (1924) and Os Humildes (1944), appeared on those pages; as well as non-fictional texts, never collected in a volume. Rangel's name was also mentioned in articles published on Revista do Brasil, in reviews sections and in advertising texts. Moreover, the letters sent to him by the writer and editor Monteiro Lobato (1882-1948), collected in A Barca de Gleyre (1944), testified the origin of Rangel's texts and the strategies for their dissemination, putting into discussion the theme of shared authorship. Therefore, this dissertation seeks to exam critically the meaning of Revista do Brasil to Godofredo Rangel's literary trajectory, stressing the relation of such production to his complete oeuvre. In addition, this dissertation deals with the transition of texts published from the periodical to their book versions, aiming at grasping the lines of force in the creative process of such writer. Finally, as this paper focuses on Rangel's writing in journals, it intends to enlarge the critical resources about him and his oeuvre.
 
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Data de Publicação
2020-10-15
 
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