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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-14022023-113852
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Vieira Del Bem
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Cunha, Cilaine Alves (Presidente)
Azevedo, Sílvia Maria
Bagolin, Luiz Armando
Hansen, Joao Adolfo
Título em português
A fotografia do invisível: observações acerca da descrição em contos de Machado de Assis
Palavras-chave em português
Artes plásticas
Descrição
Écfrase
Literatura brasileira
Machado de Assis
Resumo em português
O presente trabalho pretende estudar o funcionamento da descrição em Machado de Assis, por meio da análise de três contos do autor e de sua obra como critico. Machado atuou como escritor em um momento em que a maneira descritiva mais valorizada era a dita cor local, em que se presumia a exuberância brasileira nas letras de um escritor. Por seu turno, o autor de Dom Casmurro traca descrições de personagens, lugares, situações, emoções, tempos etc. que visam mais do que a valorização da paisagem brasileira. Em sua obra dedicada a cena literária de então, Machado apresenta uma série de argumentos contra a obra de Eca de Queiros, sobretudo quanto a questão da descrição com um fim em si mesma. Percebe-se que, para Machado, a descrição tem funções que vão além de simplesmente tornar visível uma certa matéria narrada. Por exemplo, no conto "Fulano", a vida da personagem assume a forma da descrição de seu caráter e visa compor um retrato fúnebre irônico que, ao invés de exaltar a honra de um herói, soma diversas anedotas em que o protagonista aparece fazendo ou dizendo algo que insinua seu amor ao prestígio invariavelmente. Já em "As bodas de Luiz Duarte", outro conto contemplado por essa dissertação, o autor traca um panorama da sociedade burguesa durante a celebração de um casamento. Apresentam-se uma diversidade de tipos, graves, bajuladores, glutões, sentimentais etc. Todos esses tipos são descritos de modo que suas feições e gestos servem para demonstrar como e a psicologia de cada um, como se vê, por exemplo, em La Bruyere, expoente do retrato de caráter no seculo XVII e interprete da sociedade francesa. Tentou-se avaliar como a descrição machadiana se articula em relação as figuras de retórica diacronicamente relacionadas a visão, como a écfrase e os ensinamentos de Barthes sobre os aspectos conotativos e denotativos da linguagem que visa o visual
Título em inglês
Pictures of the invisible: observations about the description in short-stories by Machado de Assis
Palavras-chave em inglês
Brazilian literature
Description
Ekphrasis
Fine arts
Machado de Assis
Resumo em inglês
This research thesis intends to study how description works in Machado de Assis' literary works. This is attempted through the analyses of critical essays authored by the writer and three of his short stories. Machado de Assis' career took place in a moment when the most prevalent way of literary description involved figuring Brazil's local nature marvels, also known as "local colors". Dom Casmurro's author depicts characters, places, situations, emotions, times etc without the intention to serve as another picturesque image of Brazilian nature. In his critical work dedicated to the newly arised ouvres authored by Eca de Queiros, Machado positively asserts his position in favor of a type of description that does not have itself as its final aim. "Fulano", one of the short stories that are analyzed in this research, presents a self absorbed man that only cares for his fame. This is conveyed through a series of short episodes Fulano's life. By the time the story takes place, the main character has died, so his life is told as a backwards eulogy, because only laughable moments are told. Fulano's true self is perceived through the descriptions of his most significant moments. "The marriage of Luiz Duarte" portrays an overview of bourgeois society during the celebration of a wedding. A variety of types are presented, serious, sycophantic, gluttonous, sentimental etc. All these types are described in such a way that their features and gestures serve to demonstrate what each one's psychology is like, as seen, for example, in La Bruyere, an exponent of the portrait of character in the 17th century and an interpreter of French society. An attempt was made to evaluate how Machado's description is articulated in relation to rhetorical figures diachronically related to vision, such as ekphrasis and Barthes' teachings on the connotative and denotative aspects of language aimed at the visual literary aid
 
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Data de Publicação
2023-02-14
 
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