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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-13052022-173719
Document
Auteur
Nom complet
Márcia Cristina Fráguas
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Marques, Ivan Francisco (Président)
Bosi, Viviana
Diniz, Sheyla Castro
Oliveira, Leonardo Davino de
Titre en portugais
It´s a long way: poética do exílio na obra fonográfica de Caetano Veloso (1969-1972)
Mots-clés en portugais
Caetano Veloso
Canção popular brasileira
Ditadura militar
Exílio
MPB
Música popular brasileira
Poética do exílio
Pós-tropicalismo
Resumé en portugais
Em dezembro de 1968, os compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos pelo regime militar, na esteira do recrudescimento do autoritarismo e das arbitrariedades chanceladas pelo Ato Institucional n° 5, de 13 de dezembro de 1968. Após 54 dias encarcerados e mais quatro meses de confinamento domiciliar em Salvador, Bahia, os músicos foram exilados do Brasil, em julho de 1969, retornando ao país no início de 1972. Partindo das considerações de Santuza Cambraia Naves e de José Miguel Wisnik no campo de estudos da canção popular brasileira, além da crítica produzida pela ensaísta Flora Süssekind, este trabalho reflete sobre o modo como as perseguições perpetradas pelos militares fraturou, no geral, o campo das artes e da cultura no Brasil do final da década de 1960 e, em particular, o Tropicalismo, com o exílio de seus dois principais artífices. Por meio das análises das canções que compõem a obra fonográfica do cantor e compositor Caetano Veloso produzida no período entre a prisão (1969) e o retorno ao Brasil (1972), a saber, os álbuns Caetano Veloso (1969), Caetano Veloso (1971) e Transa (1972) estes dois últimos no exílio em Londres, buscou-se evidenciar e interpretar a construção de uma poética do exílio
Titre en anglais
It´s a long way: poetics of exile in the recorded music of Caetano Veloso (1969-1972)
Mots-clés en anglais
1968
AI-5
Brazilian military dictatorship
Brazilian popular music
Caetano Veloso
Exile
Poetics of exile
Tropicalism
Resumé en anglais
In December 1968, songwriters Caetano Veloso and Gilberto Gil were arrested by agents of the Brazilian military dictatorship, in the aftermath of Ato Institucional n° 5, which enabled the escalate of authoritarian acts by the military government in the late sixties in Brazil. After 54 days of imprisonment and four more months in home confinement in Salvador, Bahia, the musicians were exiled from Brazil, in July 1969, being authorized to return only in early 1972. Considering the ideas of Santuza Cambraia Naves and José Miguel Wisnik which concern the studies in Brazilian popular music as a starting point, as well as the work of critic and essayist Flora Süssekind, this research reflects on how the arbitrary acts and persecutions perpetrated by the military regime caused a fraction in Brazilian arts and culture in general and particularly in Tropicalism, due to the exile of its two main characters. Through detained analysis of the songs comprised in the three albums written by Caetano Veloso in that period: Caetano Veloso (1969), Caetano Veloso (1971) and Transa (1972) this work intends to comprehend how they express a poetics of exile
 
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Date de Publication
2022-05-13
 
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