• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-11072023-104553
Documento
Autor
Nombre completo
Elvio Fernandes Gonçalves Junior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Moura, Murilo Marcondes de (Presidente)
Falleiros, Flávia Cristina de Souza Nascimento
Moraes, Eliane Robert
Salgado, Marcus Rogerio Tavares Sampaio
Título en portugués
Da montanha transparente à sintaxe do abismo: escrita automática, collage e imagem poética na obra inicial de Sergio Lima
Palabras clave en portugués
Collage
Escrita automática
Imagem poética
Sergio Lima
Surrealismo
Resumen en portugués
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo da obra poética inicial de Sergio Lima a partir de três publicações: Cantos à Mulher Nocturna (2009), reunião de oito cadernos de escrita automática redigidos em 1957, "A Planície Verde" (1960), conto classificado como "science-fiction" pelo autor, publicado no primeiro número da revista de cinema Delírio, e Amore (1963), livro de estreia do poeta, editado e publicado por Massao Ohno. Assim, tal recorte compreende um período (1957-1963) em que vivência e produção poética estão intimamente ligados e possibilita o vislumbre de uma obra pautada pela presença da escrita automática e da collage conforme idealizadas pelo Surrealismo. De modo a elucidar esse percurso poético, recorre-se a dados biográficos, à relação do poeta com seus contemporâneos, exemplos de sua obra plástica e à leitura minuciosa de seus escritos. Ao final, verifica-se como a prática da escrita automática e da collage, a primeira baseada em um método de captação e registro, a segunda em um procedimento de seleção e montagem, indica um processo de depuração do olhar e dispara uma caudalosa corrente de imagens poéticas que, por sua vez, se converte na plena exaltação do amor e da vida.
Título en inglés
From the transparent mountain to the abyssal syntax: automatic writing, collage and poetic image in the early works of Sergio Lima
Palabras clave en inglés
Automatic Writing
Collage
Poetic image
Sergio Lima
Surrealism
Resumen en inglés
This dissertation aims to conduct a study of Sergio Lima's early poetic works based on three publications: Cantos à Mulher Nocturna (2009), a gathering of eight automatic writing notebooks written in 1957, "A Planície Verde" (1960), a short story classified as "science-fiction" by the author, published in the first issue of the film magazine Delírio, and Amore (1963), the poet's debut book, edited and published by Massao Ohno. This period (1957-1963) in which Lima's life and poetic production are closely linked allows us to glimpse a work marked by the presence of automatic writing and collage as idealized by Surrealism. In order to elucidate this poetic path, we resort to the poet's biographical data, information about his relationship with his fellow artists, examples of his plastic work, and a detailed reading of his writings. In conclusion, it is verified how the practice of automatic writing and collage, the first based on a method of capturing and recording, and the second on a procedure of selection and assembly, indicates a process of depuration in the poet's vision and triggers a torrent of poetic images that, in turn, becomes the full exaltation of love and life.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-07-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.