• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-11072023-104553
Documento
Autor
Nome completo
Elvio Fernandes Gonçalves Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Moura, Murilo Marcondes de (Presidente)
Falleiros, Flávia Cristina de Souza Nascimento
Moraes, Eliane Robert
Salgado, Marcus Rogerio Tavares Sampaio
Título em português
Da montanha transparente à sintaxe do abismo: escrita automática, collage e imagem poética na obra inicial de Sergio Lima
Palavras-chave em português
Collage
Escrita automática
Imagem poética
Sergio Lima
Surrealismo
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo da obra poética inicial de Sergio Lima a partir de três publicações: Cantos à Mulher Nocturna (2009), reunião de oito cadernos de escrita automática redigidos em 1957, "A Planície Verde" (1960), conto classificado como "science-fiction" pelo autor, publicado no primeiro número da revista de cinema Delírio, e Amore (1963), livro de estreia do poeta, editado e publicado por Massao Ohno. Assim, tal recorte compreende um período (1957-1963) em que vivência e produção poética estão intimamente ligados e possibilita o vislumbre de uma obra pautada pela presença da escrita automática e da collage conforme idealizadas pelo Surrealismo. De modo a elucidar esse percurso poético, recorre-se a dados biográficos, à relação do poeta com seus contemporâneos, exemplos de sua obra plástica e à leitura minuciosa de seus escritos. Ao final, verifica-se como a prática da escrita automática e da collage, a primeira baseada em um método de captação e registro, a segunda em um procedimento de seleção e montagem, indica um processo de depuração do olhar e dispara uma caudalosa corrente de imagens poéticas que, por sua vez, se converte na plena exaltação do amor e da vida.
Título em inglês
From the transparent mountain to the abyssal syntax: automatic writing, collage and poetic image in the early works of Sergio Lima
Palavras-chave em inglês
Automatic Writing
Collage
Poetic image
Sergio Lima
Surrealism
Resumo em inglês
This dissertation aims to conduct a study of Sergio Lima's early poetic works based on three publications: Cantos à Mulher Nocturna (2009), a gathering of eight automatic writing notebooks written in 1957, "A Planície Verde" (1960), a short story classified as "science-fiction" by the author, published in the first issue of the film magazine Delírio, and Amore (1963), the poet's debut book, edited and published by Massao Ohno. This period (1957-1963) in which Lima's life and poetic production are closely linked allows us to glimpse a work marked by the presence of automatic writing and collage as idealized by Surrealism. In order to elucidate this poetic path, we resort to the poet's biographical data, information about his relationship with his fellow artists, examples of his plastic work, and a detailed reading of his writings. In conclusion, it is verified how the practice of automatic writing and collage, the first based on a method of capturing and recording, and the second on a procedure of selection and assembly, indicates a process of depuration in the poet's vision and triggers a torrent of poetic images that, in turn, becomes the full exaltation of love and life.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-07-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.