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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-11042022-185112
Document
Auteur
Nom complet
Mauricio Soares da Silva Filho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Gimenez, Erwin Torralbo (Président)
Alves, Fabio Cesar
Ferreira, Sandra Aparecida
Gagliardi, Caio Márcio Poletti Lui
Titre en portugais
Manifestações de inquietudes: a dor e seus reflexos em três poemas de Carlos Drummond de Andrade
Mots-clés en portugais
Antonio Candido
Carlos Drummond de Andrade
Dor e sofrimento
Espaço
Inquietudes
Poesia
Resumé en portugais
O presente trabalho propõe uma investigação a respeito da relação entre o espaço e as inquietudes, apontadas por Antonio Candido na obra poética de Carlos Drummond de Andrade, buscando identificar seus diferentes desdobramentos textuais em três poemas do autor, publicados em livros de épocas distintas: "Explicação", da obra Alguma poesia (1930), como representativa do lirismo inicial do poeta em seu ambiente original e marcado pela influência dos pressupostos do primeiro Modernismo no Brasil; "A Bruxa", de José (1942), escrito no Rio de Janeiro e que aborda a solidão do sujeito na grande cidade, e "Relógio do Rosário", poema final de Claro enigma (1951), de cunho filosófico e afastado de elementos do cotidiano, que tem a praça central de Itabira como cenário. Esta dissertação estabelece que há uma aproximação entre o conceito de inquietude forjado por Antonio Candido e a ideia de dor e sofrimento e investiga essa relação em cada um dos poemas, apontando seus desdobramentos e considerando o contexto em que estão inseridos e a relação que cada um mantêm com o espaço. Como conclusão, identifica-se que os textos apresentam reflexos muito diferentes das manifestações das inquietudes, que variam entre a ironia, a dor e a compreensão, mas que em todas, apesar da distância cronológica entre os poemas, o espaço exerce um papel determinante. Além de Antonio Candido, John Gledson e as cartas trocadas entre Drummond e Mário de Andrade, organizadas na pesquisa de Lélia Coelho Frota, são referências significativas no acompanhamento da reflexão desenvolvida.
Titre en anglais
Manifestations of restlessness: pain and its reflexes in three poems by Carlos Drummond de Andrade
Mots-clés en anglais
Antonio Candido
Carlos Drummond de Andrade
Pain and suffering
Poetry
Restlessness
Space
Resumé en anglais
The present work proposes to investigate the relation between space and restlessness pointed out by Antonio Candido in Carlos Drummond de Andrade´s poetic body of work aiming at identifying its different textual developments in three poems by the author published in books from distinct periods: "Explicação" from "Alguma poesia" (1930) as representative of the poet´s initial lyrics in its original environment and marked by the influence of theoretical assumptions from the first Modernism in Brazil; "A Bruxa" from "José"(1942) written in Rio de Janeiro and approaching an individual´s loneliness in the big city and, "Relógio do Rosário", the final poem from "Claro Enigma" (1951), which is of philosophical nature and apart from mundane elements, and has Itabira´s central square as its main scenario. This dissertation establishes that there is an approximation between the concept of restlessness forged by Antonio Candido and the idea of pain and suffering and it investigates this very relation in each one of the poems mentioned above pointing out its developments and considering the context in which they are inserted and the relation they each maintain with space. As conclusion it is identified that the texts present very different reflexes of manifestations of restlessness, which vary from irony, pain and comprehension. Nonetheless, in all of these manifestations, despite the chronological distance among the poems, space plays a decisive role. Besides Antonio Candido, John Gledson, and the exchanged correspondence between Drummond and Mario de Andrade - organized in Lelia Coelho Frota´s research - are significant references in the reflections developed herein.
 
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Date de Publication
2022-04-11
 
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