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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-10122021-191624
Document
Auteur
Nom complet
Antonio Lino Pinto Junior
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Marques, Ivan Francisco (Président)
Figueiredo, Priscila Loyde Gomes
Salla, Thiago Mio
Santini, Juliana
Titre en portugais
Boi Tungão, Boi Bonito: perspectivas do popular em Mário de Andrade e Guimarães Rosa
Mots-clés en portugais
Cultura popular
Foco narrativo
Guimarães Rosa
Mário de Andrade
Viagem etnográfica
Resumé en portugais
A busca pela matéria popular é um ponto de contato fundamental entre as obras de Mário de Andrade e Guimarães Rosa. Valorizando a vivência direta do Brasil dito "profundo", ambos empreenderam pesquisas de campo de cunho etnográfico pelo interior do país. Em meio à riqueza documental das respectivas viagens, dois personagens mereceram tratamento especial: o coqueiro Chico Antônio - retratado por Mário de Andrade na série Vida do cantador, publicada na Folha da Manhã entre agosto e setembro de 1943 - e o vaqueiro Manuelzão - que inspirou o protagonista de "Uma estória de amor", publicado por Guimarães Rosa em 1956 no conjunto do Corpo de baile. Os nexos entre os contos são substanciais: além da viagem como gênese, destacam-se a homonímia e homologia dos protagonistas com personagens reais, a ficção guarnecida de lastro etnográfico e os enredos talhados pela tradição oral. Na constituição do foco narrativo, entretanto, sobressaem disparidades importantes: enquanto a aderência empática rege a perspectiva do narrador rosiano em relação a Manuelzão e ao universo sertanejo em questão, a instabilidade e o pessimismo marcam o ponto de vista do narrador marioandradino em relação a Chico Antônio e a seu contexto histórico. A partir da análise do foco narrativo em Vida do cantador e "Uma estória de amor", a presente dissertação desenvolve uma leitura comparada dos contos, realçando nuances de contraste nos pontos de vista dos dois narradores, à luz das perspectivas dos autores em suas relações com o popular.
Titre en anglais
Boi Tungão, Boi Bonito: perspectives of popular in Mário de Andrade and Guimarães Rosa
Mots-clés en anglais
Ethnographic travel
Guimarães Rosa
Mário de Andrade
Narrative focus
Popular culture
Resumé en anglais
The search for brazilian popular culture is a key similarity between the works of Mário de Andrade and Guimarães Rosa. Valuing the ethnographic experience, both authors undertook field research in the countryside. Amid the rich documental context of their trips, two characters deserved special attention: the coco singer Chico Antônio - portrayed by Mário de Andrade in the series Vida do cantador, published in Folha da Manhã between August and September 1943 - and the cowboy Manuelzão - who inspired the protagonist of "Uma estória de amor", published by Guimarães Rosa in 1956 as part of Corpo de baile. In addition to their genesis on the road, the similarities between both stories are substantial: the stand out homonymy and homology from protagonists with real characters; the fiction with ethnographic counterbalance; and the plots carved by oral tradition. However, in the elaboration of narrative focus, substantial disparities excel: while empathic adherence governs Rosa's perspective of Manuelzão and the backcountry universe in question, instability and pessimism mark Andrade's point of view related to Chico Antônio and his historical context. In light of both authors' perspectives, and based on their relations with popular culture, this dissertation presents an in-depth analysis of the narrative focus in Vida do cantador and "Uma estória de amor", including a comparative reading of both stories, highlighting contrast nuances in the points of view of the two narrators.
 
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Date de Publication
2021-12-10
 
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