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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-09112021-215643
Documento
Autor
Nombre completo
Jéssica de Oliveira Guimarães
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Título en portugués
O romantismo e a liberdade em Beatriz Cenci: um estudo sobre o drama gonçalvino
Resumen en portugués
Esta dissertação visa a estudar o drama Beatriz Cenci, de Gonçalves Dias, a partir da ideia de liberdade, que é autônoma diante de paixões (plano moral) e de um regime político autoritário (plano ético). Esse princípio é defendido por Beatriz e por Lucrécia, em oposição a D. Francisco, que, embora seja rico, é descrito como servo de suas pulsões. Para tentar evidenciar esse objetivo, será apresentado o diálogo de Dias com pensadores como Friedrich Schiller e Immanuel Kant. Também abordaremos as correspondências do maranhense, que evidenciam suas expectativas em relação a seu drama, seguida de sua real recepção tanto por seus contemporâneos quanto pela crítica recente. Além disso, a pesquisa colocará em discussão as mudanças feitas por Gonçalves Dias nos acontecimentos históricos que envolveram a família Cenci. Tais alterações se relacionam com necessidades internas do drama gonçalvino, que serão evidenciadas a partir de sua comparação com uma crônica de Stendhal baseada em depoimentos de cidadãos da época dos Cenci e em documentos oficiais. Por fim, observaremos a relação de Beatriz Cenci com o Romantismo, a partir da escolha de temas que colocam em cena realidades brutais, como o incesto, o parricídio e o estupro. Procuraremos, ainda, evidenciar o aprofundamento interior das personagens, que deixam de ser tipos para se individualizar a partir de contradições psicológicas e para colocar em cena uma interpretação mais passional. Apesar de tudo isso, não deixaremos de verificar a aproximação de Dias com a tragédia francesa, devido a um teatro de estilo conciso, com poucas cenas, com poucas personagens, com espaço de tempo curto, com um único ambiente e com foco em apenas um acontecimento.
Título en inglés
Romanticism and Freedom in Beatriz Cenci: A study on gonçalvino drama
Resumen en inglés
This dissertation aims to study the drama Beatriz Cenci, by Gonçalves Dias, from the idea of freedom, which is previously autonomous from passions (moral plane) and an authoritarian political regime (ethical plane). This principle is defended by Beatriz and Lucrécia, in contrast to D. Francisco, who is described as a servant of his instincts, although he is rich. To demonstrate this objective, Dias' dialogue with thinkers such as Friedrich Schiller and Immanuel Kant will be presented. We will also approach Dias' letters, which evince his expectations concerning his drama, followed by his actual reception both by his contemporaries and recent critics. In addition, the research will discuss the changes made by Gonçalves Dias in the historical events that involved the Cenci family. Such changes are related to the internal needs of the Gonçalvino drama, which will be evidenced by its comparison with a chronicle by Stendhal, which was based on testimonies of citizens from the Cenci era and official documents. Finally, we will observe Beatriz Cenci's relationship with Romanticism, based on the choice of themes that bring to the fore brutal realities, such as incest, parricide, and rape. We will also try to highlight the inner deepening of the characters, who are no longer types., but are individualized from psychological contradictions, aiming to put on stage a more passionate interpretation. Despite all this, we will not fail to verify Dias' approach to French tragedy, as a result of a concise style of theater, with few scenes, with few characters, with a short space of time, with a single environment, and focused on only an event.
 
Fecha de Publicación
2021-11-09
 
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