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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2016.tde-08082016-095403
Documento
Autor
Nome completo
Nadia Cotrim Sauer Leão
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Moura, Murilo Marcondes de (Presidente)
Almeida, Alexandre Bebiano de
Ricieri, Francine Fernandes Weiss
Título em português
Poética para além da vida: cidade morta e noiva morta. Diálogos estéticos entre Alphonsus de Guimaraens e Georges Rodenbach
Palavras-chave em português
Alphonsus de Guimaraens
Bruges-la-morte
Cidade morta
Espelhamento
Georges Rodenbach
Noiva morta
Religiosidade
Simbolismo
Resumo em português
A dissertação traz uma aproximação entre os poetas simbolistas Alphonsus de Guimaraens e Georges Rodenbach por meio da análise dos temas da cidade morta e da noiva morta. Inicialmente, é feita uma leitura panorâmica da obra em verso e prosa do poeta mineiro, em que se pontua a discussão acerca da religiosidade em sua produção, a fim de mostrar que a presença desse tema está a serviço de um projeto estético consciente e contribui com a criação de uma atmosfera de mistério comum às cidades mortas e de devoção à amada morta, da mesma forma como ocorre no romance Bruges-la-morte. Nesse romance de Georges Rodenbach, a cidade morta aparece como uma espécie de entidade mística, e sua imagem confunde-se com a imagem da mulher morta, num jogo de espelhamentos. Baseado, em especial, no conceito de espelhamento de Starobinski, este estudo pôde evidenciar nas obras de Alphonsus e Rodenbach a percepção das cidades como estados de alma e a imagem da noiva morta como consequência dessa condição anímica. Essa proximidade entre as obras dos dois autores é evidência de como Alphonsus poderia ter se apropriado de temas advindos da obra de Rodenbach, da qual ele era leitor. Isso deixa em aberto a possibilidade de certos temas conhecidos da obra de Alphonsus, normalmente associados à sua vida pessoal, advirem da influência que sofreu das tendências a ele contemporâneas da poesia e prosa europeia.
Título em inglês
Poetics beyond life: dead city and dead bride. Aesthetic dialogues between Alphonsus de Guimaraens and Georges Rodenbach
Palavras-chave em inglês
Alphonsus de Guimaraens
Bruges-la-morte
Dead bride
Dead city
Georges Rodenbach
Mirroring
Relogiousness
Symbolism
Resumo em inglês
The dissertation brings an approximation between the Symbolist poets Alphonsus de Guimaraens and Georges Rodenbach through the analysis of the themes of the dead city and the dead bride. Initially, a panoramic reading of the works in verse and prose of the Brazilian poet is done, in which a discussion concerning religiousness in his work is pointed out with the intention of showing that the presence of such theme serves a conscious aesthetic project and contributes with the creation of a mysterious atmosphere, which appears both in the dead cities and in the devotion to the dead loved one, just like it happens in the novel Bruges-la-morte. In this novel by Georges Rodenbach, the dead city appears as a kind of mystical entity and its image mixes with that of the dead bride, in a mirroring game. Based mainly on Starobinskis concept of mirroring, this study was able to evidence the perception of the cities as states of mind and the image of the dead bride as a consequence of such psychic condition in the works of Guimaraens and Rodenbach. These proximities between the works of both authors is evidence of how Guimaraens could have appropriated themes from the works of Rodenbach, of whom he was a reader. That leaves open the possibility that certain themes known in the works of Guimaraens, which are usually associated with his personal life, may have come from the influence he suffered from the European poetry of his time.
 
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Data de Publicação
2016-08-08
 
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