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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2011.tde-07102011-110812
Documento
Autor
Nombre completo
Carlos Augusto Carneiro Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Ginzburg, Jaime (Presidente)
Roncari, Luiz Dagobert de Aguirra
Teles, Edson Luis de Almeida
Título en portugués
Como um corte de navalha: resistência e melancolia em Em câmara lenta, de Renato Tapajós
Palabras clave en portugués
Fragmentação
Melancolia
Narrador
Resistência
Testemunho
Resumen en portugués
Esta dissertação tem como objetivo analisar o romance Em câmara lenta (1977), de Renato Tapajós, e suas relações com o contexto histórico da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), marcado pelo uso da violência extrema como mecanismo de repressão a manifestações artísticas e políticas contrárias ao poder autoritário. Considerando algumas abordagens teóricas sobre a configuração estética do romance moderno, bem como estudos sobre violência, suas ramificações e consequências para a constituição do sujeito, procuramos compreender o romance de Tapajós como produção literária que incorpora em sua elaboração formal os processos antagônicos de sua realidade histórica.
Título en inglés
As a cutting knife: resistance and melancholy in Renato Tapajós Em câmara lenta
Palabras clave en inglés
Fragmentation
Melancholy
Narrator
Resistance
Testimony
Resumen en inglés
This thesis aims to analyze the Renato Tapajós novel Em câmara lenta (1977), and its relationships with the historical context in Brazil's military dictatorship (1964-1985), marked by the use of extreme violence as a mechanism of repression of artistic and political manifestations against the authoritarian power. Considering some theoretical approaches on the aesthetics of modern novel, as well as some studies on violence, its ramifications and consequences for the constitution of the self, we seek to understand the Tapajós novel as a literary production that incorporates in its formal structure some antagonistic processes of its historical reality.
 
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Fecha de Publicación
2011-10-07
 
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