• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2007.tde-05102007-152243
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Claudete de Souza Oliveira
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Villaca, Alcides Celso de Oliveira (Presidente)
Bueno, Raquel Illescas
Daud, Roberto
Moura, Murilo Marcondes de
Wisnik, Jose Miguel Soares
Título en portugués
Presenças de Orfeu
Palabras clave en portugués
Canção
Carlos Drummond de Andrade
Orfeu
Poesia
Vinícius de Moraes
Resumen en portugués
Os mitos devolvem aos homens os seus próprios conflitos; como metáforas, eles "desempenham sua função de falar" aos "níveis profundos do ser humano". Com o correr do tempo, essas figuras de linguagem podem ir perdendo a capacidade de serem absorvidas, mas os artistas, "de acordo com suas disciplinas e artes", fazem-nas emergir "do contexto contemporâneo da experiência". Partindo dessas premissas, foram feitas e em seguida confrontadas as análises dos poemas "Legado" e "Canto órfico", de Carlos Drummond de Andrade; da peça,"Orfeu da Conceição: Uma tragédia carioca" de Vinícius de Moraes e dos dois filmes baseados nela: Orfeu negro, de Marcel Camus e Orfeu, de Carlos Diegues. Num primeiro momento, diferenciando-se do Orfeu de Drummond - que se define e define o que vê, mais próximo, talvez, do caráter apolíneo do mito - o Orfeu de Vinícius promove, ou deseja promover a dissolução dionisíaca das diferenças, inclusive sociais, sugerida pela figura do cantor do morro: Orfeu da Conceição; mas, aproximando-nos mais um pouco dessas retomadas, sem que a primeira impressão deixe de existir, podemos observar também a expressão "dionisíaca" do primeiro autor, assim como a expressão "apolínea" do segundo e, comum a estas duas expressões, a crença no valor artístico da poesia e do canto. A presença de Orfeu nos filmes de Marcel Camus e de Carlos Diegues (que, como na peça, atualizam o mito em uma favela, na mesma década da estréia da peça, e quarenta anos depois dela, respectivamente) confirma a capacidade do canto e da arte de transformar a "agonia em elegia", como fizeram Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes.
Título en inglés
Presences of Orfeu
Palabras clave en inglés
Carlos Drummond de Andrade
Orfeu
Poem
Song
Vinícius de Moraes
Resumen en inglés
Myths are giving back to mankind their own conflicts. As metaphor "they play their role" to talk "to the deep levels of mankind". As time goes by, these language figures can loose their absorption capacity but artists "in accordance with their disciplines and arts" are reviving them "in the contemporary context of experience". Starting from this observation, an analysis and a comparison of the following works are done : "Legado" & "Canto orfico", poems from Carlos Drummond de Andrade, "Orfeu da conceiçao, a Carioca tragedy" from Vinícius de Moraes and two movies "Orfeu Negro" from Marcel Camus & "Orfeu do Carnaval" from Carlos Diegues. The first impression in Vinícius- Orfeo is that he promotes or wants to promote the Dionisyac dissolution of differences suggested by the singer on the "morro": Orfeu da Concecao. This first impression is different in Drummond's Orfeo who defines himself and defines what he sees as closer perhaps to the Apollinic character of the myth. But getting closer to Orfeu's remake one can observe the Drummond Dionisyac expression as well as the Appolinic expression of Vinícius inverting the first impression but keeping in both the ethical feeling in front of the indifferent world to myth and the belief in the value of poetry and songs. The presence of Orfeu in the movies of Marcel Camus and Carlos Diegues which as in the play are bringing up to date the myth in a "favela", during the same decade of the play and forty years later respectively, are confirming the capacity of songs and art to transform "agony in elegy" as Carlos Drummond de Andrade and Vinícius de Moraes did with their works
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-10-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.