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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-03122021-180655
Document
Auteur
Nom complet
Leandra Postay Cordeiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Ginzburg, Jaime (Président)
Cury, Maria Zilda Ferreira
Michael, Joachim Erich Julius
Santini, Juliana
Titre en portugais
Mulheres que morrem, homens que narram: patriarcalismo e violência em S. Bernardo, Lavoura arcaica e Em câmara lenta
Mots-clés en portugais
Graciliano Ramos
Mulheres
Narrador
Raduan Nassar
Renato Tapajós
Resumé en portugais
A presente tese adota como objetos de pesquisa os livros S. Bernardo (publicado em 1934), de Graciliano Ramos, Lavoura arcaica (publicado em 1975), de Raduan Nassar, e Em câmara lenta (publicado em 1977), de Renato Tapajós, propondo-se a analisá-los considerando principalmente dois aspectos comuns aos três: a narrativa em primeira pessoa empreendida por um homem e a morte das figuras femininas centrais aos enredos. O estudo parte da hipótese de que esta repetição, presente na literatura brasileira, pode ser compreendida e analisada como historiografia inconsciente, conceito de Theodor Adorno (2013). Em cada uma das três obras literárias mencionadas, há uma narrativa em primeira pessoa, empreendida por um homem, em um tempo posterior à morte da mulher amada. Nos três casos, é possível localizar um ambiente autoritário, hostil principalmente às figuras femininas, com ocorrência marcante da violência física, que chega à sua manifestação extrema: a morte. Em S. Bernardo, vê-se um narrador senhor de terras, ciumento e autoritário, que impõe padrões hierárquicos a todas as relações sociais, portando-se como chefe inclusive frente à esposa, Madalena. Em Lavoura arcaica não são os padrões patriarcais daquele que conta a história, André, que vão resultar na morte da moça, mas sim os do pai. Este mata a filha, Ana, ao saber de uma relação incestuosa entre ela e André. Em câmara lenta, por sua vez, oferece ao leitor uma narrativa transcorrida em contexto semelhante àquele em que o texto foi composto: o Brasil ditatorial da década de 1970. Uma das cenas de maior tensão da obra corresponde à tortura da companheira do narrador - ambos militantes -, chamada apenas de "ela". O episódio de violação do corpo tem como desfecho o assassinato da moça. O presente trabalho se concentra na análise dos narradores em primeira pessoa em cada uma das obras, assim como da configuração das personagens femininas. As obras selecionadas serão analisadas sob uma perspectiva histórica, adotando como principal referencial teórico as ideias de Theodor Adorno, a partir da articulação entre arte e sociedade.
Titre en anglais
Women who die, men who narrate: patriarchy and violence in S. Bernardo, Lavoura Arcaica and Em Câmara Lenta
Mots-clés en anglais
Graciliano Ramos
Narrator
Raduan Nassar
Renato Tapajós
Women
Resumé en anglais
This thesis adopts as study object the books S. Bernardo (published in 1934), by Graciliano Ramos, Lavoura arcaica (published in 1975), by Raduan Nassar, and Em câmara lenta (published in 1975), by Renato Tapajós, and proposes to analyze them considering mainly two aspects common to the three: the narration by a man and the death of female figures central do the plots. This study assumes as a hypothesis that it is possible to read and analyze this repetition in Brazilian literature as unconscious historiography, a concept proposed by Theodor Adorno (2013). In each one of the three literary pieces, there is a first-person narrative employed by a man in a time after the death of a loved woman. In the three examples, it is possible to localize an authoritarian environment, hostile especially towards female figures, presenting significant physical violence, which comes to its extreme manifestation: death. In S. Bernardo, there is a narrator who is a jealous and authoritarian landowner who imposes a hierarchy on all social relationships, acting as a master even to his wife, Madalena. In Lavoura arcaica the girl's death does not result from the patriarchal relationship with the narrator, André, but from that with her father. He murders the daughter, Ana, upon hearing about the incestuous relationship between André and her. Em Câmara lenta, in turn, offers the reader a narrative elapsed in a context similar to that in which the text was written: dictatorial Brazil from the decade of 1970. One of the biggest tensions in his work corresponds to the scene of torture of the narrator's lover, "her", who was a militant like the narrator. The episode of body violation has as an outcome the lady's murder. This study chooses the narrator´s position and discourse and the female figure´s construction as priorities elements of analysis. This thesis proposes the selected works to be analyzed under a historical perspective, adopting as main theoretical background Theodor Adorno's ideas, which propose the articulation between art and society.
 
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Date de Publication
2021-12-03
 
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