• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2008.tde-30112009-151344
Documento
Autor
Nome completo
Aislan Camargo Maciera
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Souza, Vilma de Katinszky Barreto de (Presidente)
Dias, Mauricio Santana
Mauro, Sérgio
Título em português
Quaderni di Serafino Gubbio operatore: o mundo mecanizado e o cinema em Pirandello
Palavras-chave em português
Cinema
Humorismo
Indústria cultural
Luigi Pirandello
Obra de arte
Resumo em português
Luigi Pirandello é presença marcante e definitiva na literatura do século XX, como um dos principais representantes do Decadentismo italiano, não somente como dramaturgo, campo em que se destacou mundialmente, mas também com sua significativa e inovadora obra narrativa. O presente trabalho propõe-se a analisar a poética do autor, que destrói a forma de narrar oitocentesca, e tem como temas a fragmentação do sujeito, a alienação e a relatividade da vida moderna, numa crise de tudo o que é absoluto. Para isso analisamos um dos principais romances pirandellianos, Quaderni di Serafino Gubbio operatore, obra que traz suas reflexões sobre a crise do mundo moderno gerada pelo progresso tecnológico trazido pela civilização industrial, que teve como conseqüência a mecanização e a aceleração do ritmo de vida nas grandes metrópoles. O trabalho tem como partes integrantes o que entendemos ser os temas fundamentais da obra: a crise de valores no mundo moderno mecanizado e a invasão da tecnologia no campo das artes, representada pelo cinema. Tomando como base os textos dos principais críticos da obra de Pirandello e daqueles que trataram das mudanças da obra de arte na sociedade industrial, apresentamos considerações que demonstram a preocupação pirandelliana não só com o humano, mas também com o futuro da arte e do teatro numa sociedade alienada pelas máquinas, o que faz do autor um dos maiores pensadores do século XX.
Título em inglês
Quaderni di Serafino Gubbio operatore: the mechanized world and the cinema in Pirandello
Palavras-chave em inglês
Cinema
Cultural industry
Humour
Luigi Pirandello
Work art
Resumo em inglês
Luigi Pirandello is a remarkable and definite presence in the literature of the twenty century, as one of the mainly representative authors of the italian Decadentismo, not only as a dramaturge field in which he is wordly famous but also with his innovative and significant opus. The present work proposes to analyze the authors poetic, that destroy the 19th century prevalent way of work, and it has as theme the fragmentation of the subject, the alienation and the relativity of the modern world, a crisis of everything that is absolute. To prove this point we have analyzed one of the mainly pirandellianos romances, Quaderni di Serafino Gubbio operatore, opus that brings his serious and careful thoughts about crisis in the modern world generated by technological progress brought by industrial civilization that has had as consequence the mechanization and acceleration of the life rhythm in big metropolis. The work contains within something which we understand to be the fundamental themes of his opus: value crisis in the mechanized and modern world and the invasion of technology in the field of arts, represented by the cinema. Taking as basis the texts of Pirandellos mainly critics and the texts of those who treated the changes that had been occurred in the work of arts inside the industrial society, we present considerations that can demonstrate pirandellianas preoccupation, not only with the human being, but also with the future of art and theatre in a society that had been alienated by machines what transforms the author in one of the greatest philosopher of the twenty century.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-02-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.