• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-30072019-144658
Document
Auteur
Nom complet
Mariana Cristine de Almeida
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Casini, Maria Cecilia (Président)
Barni, Roberta
Darin, Leila Cristina de Mello
Oliveira, Marilza de
Titre en portugais
Vedere le donne affacciate alle finestre: formação, escrita e subjetividade feminina na tetralogia napolitana de Elena Ferrante
Mots-clés en portugais
Bildungsroman
Elena Ferrante
Escrita de mulheres
Estilo
Narrativa italiana contemporânea
Resumé en portugais
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a construção das personagens femininas na tetralogia napolitana Lamica geniale, de Elena Ferrante. Para tanto, situamos a obra dentro da tradição do Bildungsroman e da tradição realista, para que seja possível compreender a herança de Ferrante e seus modelos de criação. Utilizamos, principalmente, os estudos de Franco Moretti, que percorrem as origens e as contradições deste subgênero romanesco, e como a voz feminina da heroína de Ferrante está ligada à tradição, ao mesmo tempo em que demonstra as dificuldades da peregrinação e do destino femininos dentro do contexto italiano. A construção feminina se concentra principalmente na protagonista e narradora da obra, Elena Greco, e particularidades de seu ethos e narrativa, tanto no plano da expressão quanto no plano do conteúdo. Para compreender a construção de Lenù, utilizamos a noção de sujeito reflexivo e suas relações com outros sujeitos. Ainda, levamos em consideração a relação com a maternidade como ponto incômodo na obra, bem como a dificuldade das relações femininas construídas na tetralogia.
Titre en anglais
Vedere le donne affacciate alle finestre: formation, writing and female subjectivity in the Neapolitan novels by Elena Ferrante
Mots-clés en anglais
Bildungsroman
Elena Ferrante
Female writing
Italian contemporary narrative
Style
Resumé en anglais
This work aims to analyze the female characters construction in the Neapolitan Novels Lamica genial, by Elena Ferrante. For that purpose, we locate the books inside the Bildungsromans tradition and the realist tradition to enable the understanding of Ferrantes heritage and creative models. We use, mainly, the studies of Franco Moretti, which describes the origins and the contradictions of this novels subgenre; how the female voice of Ferrantes heroine is connected to the tradition; and, simultaneously, by what means it demonstrates the difficulties of the female peregrination and destiny inside the Italian context. The female construction is essentially concentrated in the protagonist and narrator Elena Greco, the particularities of her ethos and narrative, either in the expression or in the content narrative level. To understand Lenùs construction, we use the notion of reflexive subject and their relations with other subjects. Furthermore, we take into account the relation established with maternity as a troubling point in the books, as well as the difficulties between female relationships that are constructed in the novels.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-07-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.