• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-28122022-163440
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Antonicelli
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Mordente, Olga Alejandra (Presidente)
Babini, Maurizio
Bassetto, Bruno Fregni
Título em italino
La pronuncia delle consonanti geminate italiane: due approcci metodologici a confronto
Palavras-chave em italino
Analisi contrastiva
Consonanti
Geminate
Italiano
Resumo em italino
La nostra ricerca ha lo scopo di effettuare una comparazione tra due metodologie per 1'insegnamento delia pronuncia sottoposte agli studenti di due gruppi di conversazione dei corsi extracurriculari. Si focalizzerà 1'attenzione principalmente sulla pronuncia delle consonanti geminate delia lingua italiana. II lavoro si articola in quattro capitoli. II primo capitolo aborda il tema deli'origine storica delle consonanti geminate; nel secondo capitolo é stata fatta un'analisi contrastiva dei suoni delia lingua italiana e di quelli del portoghese pariato in Brasile. II terzo capitolo descrive la formazione di una lista di parole italiane frequenti che contengono delle consonanti geminate da dove sono State estratte le parole presentate agli studenti in classe alio scopo di raccogliere infomazioni sulle diffícoltà e sugli errori da questi commessi. 11 quarto ed ultimo capitolo, presenta le due metodologie che sono State utilizzate per far esercitare gli studenti sulla pronuncia e sulla trascrizione fonologica, delinea anche come sono State svolte a lezione le attività per introdurre parole delia lista citata precedente. Alia fine delia ricerca, le informazioni raccolte sono State analizzate determinando la performance degli studenti e l'effícacia delle due metodologie comparate
Título em português
Não disponível
Palavras-chave em português
Análise constrastiva
Consoantes
Geminadas
Italiano
Resumo em português
A nossa pesquisa visa efetuar uma comparação entre duas metodologias de ensino da pronúncia, aplicadas aos alunos de duas turmas de conversação nos cursos de italiano extracurricular, focalizando a atenção sobre a pronúncia das consoantes geminadas da língua italiana. O trabalho está estruturado em quatro capítulos. O primeiro capítulo faz uma abordagem da origem histórica das consoantes geminadas; o segundo capítulo é feita uma análise contrastiva dos sons da língua italiana e da língua portuguesa falada no Brasil. O terceiro capítulo descreve a formação de uma lista de palavras frequentes na língua italiana que contém consoantes geminadas, de onde foram extraídas as palavras apresentadas aos alunos em sala de aula, no intuito de coletar informações sobre as dificuldades e os erros por eles cometidos. O quarto e último capítulo, apresenta as duas metodologias que foram utilizadas para treinar os alunos na pronúncia e na transcrição fonológica, bem como as atividades desenvolvidas em sala de aula para introduzir as palavras da lista acima citada. As informações coletadas foram finalmente analisadas determinando a performance dos alunos e a eficácia das duas metodologias comparadas
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-12-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.