• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-28122022-163440
Documento
Autor
Nombre completo
Leonardo Antonicelli
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Mordente, Olga Alejandra (Presidente)
Babini, Maurizio
Bassetto, Bruno Fregni
Título en italiano
La pronuncia delle consonanti geminate italiane: due approcci metodologici a confronto
Palabras clave en italiano
Analisi contrastiva
Consonanti
Geminate
Italiano
Resumen en italiano
La nostra ricerca ha lo scopo di effettuare una comparazione tra due metodologie per 1'insegnamento delia pronuncia sottoposte agli studenti di due gruppi di conversazione dei corsi extracurriculari. Si focalizzerà 1'attenzione principalmente sulla pronuncia delle consonanti geminate delia lingua italiana. II lavoro si articola in quattro capitoli. II primo capitolo aborda il tema deli'origine storica delle consonanti geminate; nel secondo capitolo é stata fatta un'analisi contrastiva dei suoni delia lingua italiana e di quelli del portoghese pariato in Brasile. II terzo capitolo descrive la formazione di una lista di parole italiane frequenti che contengono delle consonanti geminate da dove sono State estratte le parole presentate agli studenti in classe alio scopo di raccogliere infomazioni sulle diffícoltà e sugli errori da questi commessi. 11 quarto ed ultimo capitolo, presenta le due metodologie che sono State utilizzate per far esercitare gli studenti sulla pronuncia e sulla trascrizione fonologica, delinea anche come sono State svolte a lezione le attività per introdurre parole delia lista citata precedente. Alia fine delia ricerca, le informazioni raccolte sono State analizzate determinando la performance degli studenti e l'effícacia delle due metodologie comparate
Título en portugués
Não disponível
Palabras clave en portugués
Análise constrastiva
Consoantes
Geminadas
Italiano
Resumen en portugués
A nossa pesquisa visa efetuar uma comparação entre duas metodologias de ensino da pronúncia, aplicadas aos alunos de duas turmas de conversação nos cursos de italiano extracurricular, focalizando a atenção sobre a pronúncia das consoantes geminadas da língua italiana. O trabalho está estruturado em quatro capítulos. O primeiro capítulo faz uma abordagem da origem histórica das consoantes geminadas; o segundo capítulo é feita uma análise contrastiva dos sons da língua italiana e da língua portuguesa falada no Brasil. O terceiro capítulo descreve a formação de uma lista de palavras frequentes na língua italiana que contém consoantes geminadas, de onde foram extraídas as palavras apresentadas aos alunos em sala de aula, no intuito de coletar informações sobre as dificuldades e os erros por eles cometidos. O quarto e último capítulo, apresenta as duas metodologias que foram utilizadas para treinar os alunos na pronúncia e na transcrição fonológica, bem como as atividades desenvolvidas em sala de aula para introduzir as palavras da lista acima citada. As informações coletadas foram finalmente analisadas determinando a performance dos alunos e a eficácia das duas metodologias comparadas
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-12-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.