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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-27072021-195330
Document
Auteur
Nom complet
Sulamita Maria Mattos da Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Santoro, Elisabetta Antonietta Rita Maria Carmela (Président)
Lima, Fábio Barbosa de
Mendes, Julia Guimarães
Porcellato, Adriana Mendes
Titre en portugais
Role plays para analisar o 'real': um estudo de representações cotidianas na perspectiva de falantes de Italiano
Mots-clés en portugais
Língua italiana
Pragmática linguística
Role play
Teoria teatral
Resumé en portugais
O role play é uma das principais metodologias de coleta de dados utilizadas nas pesquisas em diferentes áreas relacionadas ao estudo das línguas em uso como a Pragmática linguística. Embora seja muito difundido, questiona-se, com frequência, se e em que medida os dados que resultam dele podem representar situações de comunicação real, uma vez que se trata de "encenações", consideradas distantes da realidade (FÉLIX-BRASDEFER, 2018; GOLATO, 2003). Partindo dessas premissas, o presente estudo propõe analisar, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, tanto o processo de elaboração do role play, a encenação, quanto o material linguístico por ele eliciado, utilizando para a observação um referencial teórico composto por teorias desenvolvidas no âmbito das Artes Cênicas e dos estudos linguísticos, mas também na visão sociológica da "vida como representação", proposta por Goffman (1975 [1959]). A pesquisa busca investigar tanto se encenar uma situação dada ou criada pode permitir reproduzir o "real", quanto se há diferenças na percepção da naturalidade e da adequação dessas situações quando avaliadas por "não atores" e atores. As reflexões baseiam-se, por um lado, na afirmação de Erving Goffman (1959), segundo o qual todo ser humano não só é capaz de representar, mas interpreta o tempo todo; por outro, na constatação de que artistas de diferentes vertentes vêm tentando trazer a verossimilhança - ou "traços do real" - para seus espetáculos, inserindo pessoas comuns ("não atores") que interpretam a si mesmos, em um movimento que muito se assemelha a role plays do tipo que foi investigado neste estudo. Foram utilizados role plays gravados por falantes nativos de italiano e, posteriormente, submetidos ao julgamento de outros falantes nativos atores e "não atores", por meio de um judgment test baseado em uma escala Likert, que previa a atribuição de uma pontuação de 1 a 5 para avaliar a naturalidade e a adequação dos role plays com base em oito parâmetros, além de perguntas abertas para que os informantes pudessem incluir observações mais gerais e justificar a pontuação atribuída. O objetivo era saber como os indivíduos avaliavam as gravações em termos de espontaneidade, verossimilhança e naturalidade e como percebiam a adequação dos role plays comparados com o que consideravam possível no cotidiano de sua língua e cultura. Outra etapa foi o processo de autoavaliação, o qual ocorre quando o próprio falante que participou da realização do role play avalia o seu desempenho, observando se o modo como produziu a interação verbal e desenvolveu as ações corresponde ao que acredita que faria na vida real. O estudo mostrou que existe uma tendência semelhante na avaliação de "não atores" e atores em considerar naturais e adequados os role play, além de similaridades entre a percepção dos avaliadores e dos participantes que "atuaram" nos role plays e também classificaram suas ações e suas falas como naturais e adequadas.
Titre en anglais
Role plays to analyse the reality: a study of everyday representations from the perspective of Italian speakers
Mots-clés en anglais
Italian language
Pragmatics
Role play
Theatre theories
Resumé en anglais
Role play is one of the main data collection methodologies used in research in different areas related to the study of languages in use such as Pragmatics. Although it is widespread, it is often questioned whether and to what extent the data resulting from it can represent situations of real communication, since it is "enactment", role play is considered distant from reality (FÉLIX-BRASDEFER, 2018; GOLATO, 2003). Based on these premises, the present study proposes to analyze, from an interdisciplinary perspective, both the process of elaborating a role play (the "enactment" itself), and the linguistic material it elicited, using a theoretical framework composed of theories developed within the theatre and performing arts theories and linguistic studies, but also in the sociological view of "life as representation", proposed by Erving Goffman (1975 [1959]). The research aims to investigate if enacting a given or created situation can allow reproducing the "reality", as well as whether there are differences in the perception of the naturalness and adequacy of these situations when evaluated by "non-actors" and actors. The reflections are based, on the one hand, on the statement by Goffman (1959), according to which every human being is not only capable of representing, but interprets all the time; on the other, in the finding that artists of different tendencies have been trying to bring verisimilitude - or "traces of the real" - to their shows, inserting ordinary people ("non-actors") who interpret themselves, in a movement that is very similar to the type of role play that was investigated in this study. Role plays recorded by native Italian speakers were used and subsequently submitted to the judgment of other native speakers, actors and "non-actors", through a judgment test based on a Likert scale, that provided for the assignment of a score from 1 to 5, to assess the naturalness and adequacy of role plays based on eight parameters. In addition, there were open questions so that the informants could include more general observations and justify the assigned scores. The aim was to know how the individuals evaluated the recordings in terms of spontaneity, verisimilitude and naturalness and how they perceived the adequacy of the role plays compared to what they considered possible in the daily life of their language and culture. Another step was the self-assessment process, which occurs when the speakers who participated in the role play evaluate their performance, observing whether the way they produced the verbal interaction and developed the actions corresponds to what they believe they would do in real life. The study showed that there is a similar trend in the evaluation of "non-actors" and actors in considering the role plays natural and adequate. There are also similarities between the perception of the raters and the participants who "acted" in the role plays and also found that their actions and their words were natural and appropriate.
 
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Date de Publication
2021-07-27
 
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