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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-27032024-133748
Documento
Autor
Nome completo
Rosana Bonareti Yamamoto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Maggio, Giliola (Presidente)
Honorio, Alessandra Regina Ribeiro
Ortale, Fernanda Landucci
Vieira, Daniela Aparecida
Título em português
Proposta didática para alunos de italiano de uma escola pública de Ensino Fundamental I em Jundiaí
Palavras-chave em português
Ensino-aprendizagem
Gêneros textuais
Língua estrangeira
Pedagogia pós-método
Unidade didática
Resumo em português
O objetivo principal desta dissertação é elaborar duas sequências didáticas na perspectiva da pedagogia pós-método (KUMARAVADIVELU, 2006), a fim de atrair o interesse dos alunos no estudo da língua e cultura italianas. A pesquisa baseia-se em um referencial teórico que conecta alguns aspectos da teoria de Vygotsky [1934] com a Pedagogia Pós-Método de Kumaravadivelu [1994]. O primeiro enfatiza a relevância das interações sociais e a necessidade de compreender o conhecimento prévio desses alunos para possibilitar intervenções que desenvolvam o processo de ensino-aprendizagem. Este último, em consonância com os estudos de Vygotsky, nos permite refletir sobre as situações que garantem a particularidade, praticidade e possibilidade de aprendizagem no contexto específico desses alunos. Nesse sentido, essa pedagogia dialoga com a compreensão de Paulo Freire sobre o processo de ensino-aprendizagem. Segundo ele, uma vez que a educação é concebida como um projeto de libertação, e não de domesticação, é necessário que o professor exerça uma reflexão crítica sobre sua prática educativa antes de pensar em métodos. Além disso, o conceito de gênero discursivo proposto por Bakhtin[1952,1953] 2003), e reinterpretado por Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly e colaboradores (2004), é também uma contribuição teórica. Esses estudiosos, utilizando o gênero textual como objeto de ensino, desenvolveram o Modelo Didático de Gênero, que nos ajudou a aprimorar ferramentas de trabalho baseadas em gêneros textuais, orais e escritos. Vale ressaltar que o procedimento teórico-metodológico para a elaboração das duas sequências didáticas foi a abordagem qualitativa, uma vez que seu objeto de estudo considera a primazia do contexto sócio-histórico-cultural dos sujeitos envolvidos na pesquisa
Título em inglês
Didactic proposal for Italian language students in an elementary Jundiaí public school
Palavras-chave em inglês
Didactic Unit
Foreign Language
Post-Method Pedagogy
Teaching-learning
Textual Genres
Resumo em inglês
The main objective of this dissertation is to elaborate two didactic sequences in the perspective of post-method pedagogy (KUMARAVADIVELU, 2006), in order to attract the students interest in the study of Italian language and culture. The research is based on a theoretical framework that connects some aspects of Vygotsky's theory [1934] with Kumaravadivelu's [1994] Post-Method Pedagogy. The former emphasizes the relevance of social interactions and the need to understand the prior knowledge of these students in order to enable interventions which develop the teaching-learning process. The latter, in consonance with Vygostsky's studies, allows us to reflect about the situations that ensure the particularity, practicality, and possibility of learning in the specific context of these students. In this sense, this pedagogy dialogues with Paulo Freire's understanding of the teaching-learning process. According to him, since the education is conceived as a project of liberation, and not domestication, it is necessary for the teacher to exercise critical reflection on his or her educational practice before thinking about methods. In addition, the concept of discourse genre proposed by Bakhtin ([1952,1953] 2003), and reinterpreted by Joaquim Dolz, Bernard Scheneuwly and collaborators (2004), is also a theoretical contribution. These scholars, by using the textual genre as a teaching object, developed the Didactic Model of Genre, which helped us to improve working tools based on textual, oral and written genres. It is worth mentioning that the theoretical-methodological procedure for the elaboration of the two didactic sequences was the qualitative approach, since its object of study considers the primacy of the socio-historical-cultural context of the subjects involved in the research
 
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Data de Publicação
2024-03-27
 
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