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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-26082020-174254
Documento
Autor
Nombre completo
Julia Silveira Bueno de Almeida Pontes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Klein, Adriana Iozzi (Presidente)
Barni, Roberta
Figueiredo, Guilherme José Purvin de
Macêdo, Tania Celestino de
Título en portugués
Paisagem literária e o olhar poético de Marcovaldo sobre a cidade
Palabras clave en portugués
Crítica literária
Italo Calvino
Literatura italiana
Marcovaldo
Natureza
Sociedade
Resumen en portugués
O principal objetivo desta pesquisa é fazer uma análise, do ponto de vista temático, da relação entre o homem, a natureza e a sociedade na obra de Italo Calvino, tendo em vista o contexto italiano da segunda metade do século XX, especificamente a década de 1950. O presente trabalho objetiva, ainda, a partir da análise temática, apresentar o diálogo entre a produção literária e ensaística de Italo Calvino, tendo como recorte sempre a década de 1950, admitindo a hipótese de que haja uma linha de pensamento do autor que perpassa tanto a sua produção ficcional como a crítica. Para a análise literária, selecionamos cinco contos da primeira edição da coletânea Marcovaldo ovvero Le stagioni in città (1963) e, a fim de estabelecermos o diálogo entre a obra ficcional e a não ficcional do autor, selecionamos ensaios de Calvino escritos contemporaneamente aos contos. A fundamentação teórica consiste na intersecção entre literatura e sociedade, tendo como pressupostos teóricos autores como o crítico literário brasileiro Antonio Candido e o sociólogo alemão Georg Simmel, além do conceito de paisagem literária, de Michael Jakob, que norteará a análise da relação de Marcovaldo com a natureza na cidade. Outros autores da fortuna crítica italiana que contribuem para este estudo são Zangrilli (1984), que destaca aspectos humorísticos na obra estudada, Balice (1986), com a análise da relação de Marcovaldo com a natureza e com a cidade e Benussi (1989) e Scarpa (1999), que apresentam a coletânea e destacam aspectos formais e temáticos da obra. A análise literária dos contos atrelou a discussão teórica à temática delimitada pelo presente estudo e, em seguida, relacionamos a nossa interpretação dos contos com os ensaios selecionados, de modo a validar a nossa hipótese do diálogo entre a ficção e o pensamento crítico do autor italiano.
Título en inglés
Literary landscapes and Marcovaldo's poetic look over the city
Palabras clave en inglés
Italian literature
Italo Calvino
Literary critic
Marcovaldo
Nature
Society
Resumen en inglés
The actual research aims, at first, to make a thematic analysis concerning the man-nature-society relationship in Italo Calvino's work, having the Italian context by the second half of the twentieth century as a background, especially during the 1950s. Besides this, the actual paper from this thematic analysis aims to present the dialog between Italo Calvinos literary and essay production, during the 1950s. This process is supported by the hypothesis of common thoughts through his fictional and no fictional/critic production. At first, five stories from the first edition of the collection Marcovaldo ovvero Le stagioni in città (1963) are taken in order to be literarily analyzed. Furthermore, concerning the intersection between Calvino's literary and essay production, some essays from the same period of the stories are analyzed. The theoretical foundation of the actual thesis is based on this intersection between literature and society, which is theoretically supported by some authors and ideas as the Brazilian literary critic Antonio Candido, the German sociologist Georg Simmel, the concept of literary "landscape" from Michael Jakob - this one will drive the analysis of the relationship between Marcovaldo and Nature in the city. Other authors from the Italian critical fortune directly contribute for this actual research: Zangrilli (1984), who shows humoristic topics in the book studied here, Balice (1986), from whom is taken the analysis of the relationship between Marcovaldo and the nature as well as the city, and finally Benussi (1989) and Scarpa (1999), who present the collection of stories and highlight the formal and thematic aspects of the book. The literary analysis of the stories produced in this thesis links theoretical discussion, in one hand, and the theme of the studied, in another hand, relating, after that, our interpretation of the stories with the selected essays in order to validate our hypothesis about the dialogue between the Italian authors fiction and critical thinking.
 
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Fecha de Publicación
2020-08-26
 
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