• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-18122019-171123
Documento
Autor
Nome completo
Leila Ferreira de Carvalho Satin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Ferroni, Roberta (Presidente)
Costa, Heloisa Brito de Albuquerque
Maggio, Giliola
Romanelli, Sérgio
Título em português
A observação da sala de aula como percurso para formação de professores de língua: relação entre os passos pedagógico-didáticos (PPD) e os atos de identidade em um curso de italiano LE em uma escola do Centro de Estudos de Línguas (CEL)
Palavras-chave em português
Atos de identidade
Ensino-aprendizagem de italiano como língua estrangeira
Formação de professores
Interação entre professor e alunos
Passo pedagógico-didático
Resumo em português
Este trabalho consiste em uma pesquisa, em nível de mestrado, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas. A pesquisa tem o objetivo de estudar os atos de identidade na produção oral dos alunos e como esses atos são geridos no desenvolvimento das aulas a fim de se obter direções para formação de professores, em um contexto de ensino de italiano em uma unidade do Centro de Estudos de Línguas (CEL) de São Paulo. O quadro teórico consiste no conceito de passo pedagógico-didático (PPD), proposto por Araújo, Sá e Andrade (2002), e de atos de identidade de aprendizes de LE, apresentados nas pesquisas de Ellwood (2008), Ferroni (2013), Ferroni e Birello (2013) e Ferroni e Araújo (2015; 2016). A organização do trabalho foi dividida em duas fases: a primeira consiste na coleta de dados quanto aos participantes da pesquisa e ao próprio desenvolvimento das aulas; a segunda concentra-se na exposição e na análise desses dados. A fase de coleta de dados foi realizada segundo os postulados da abordagem etnográfica (SPINDLER; SPINDLER, 1987); (WATSON-GEGEO, 1988); (VAN LIER, 1988) em uma turma de italiano do CEL, formada por vinte alunos, cuja faixa etária variava entre os 14 e os 17 anos. Os resultados apontam, por um lado, que os formatos de participação interativa se dividem, de forma equilibrada, entre modelos em que a professora tem mais controle dos turnos (o professor fala para a turma ou se dirige para um aluno em específico), e aqueles em que os estudantes têm maior quantidade de turnos (os alunos realizam trabalhos em grupo ou individuais com participação eventual do professor). Por outro lado, os tópicos e as atividades são sempre de prática e treino e ainda há muitos fragmentos nos PPD, sendo que são intercalados com momentos dedicados à organização da classe para realização de atividades. Dentre os atos de identidade, os mais frequentes são de alinhamento e organização, o que se deve, possivelmente, à quantidade de alunos, a qual demanda maior organização da turma. Ao final desta pesquisa, destaca-se a importância da observação da interação em sala de aula como ferramenta de reflexão e formação de professores.
Título em italino
L'osservazione della classe come percorso per la formazione degli insegnanti di lingue: relazione tra i passi pedagogici-didattiche (PPD) e gli atti di identità in un corso di italiano LE in una scuola del Centro de Estudos de Línguas (CEL)
Palavras-chave em italino
Atti di identità
Formazione degli insegnanti
Insegnamento-apprendimento della lingua straniera italiana
Interazione tra insegnante e studenti
Passo pedagogico-didattico
Resumo em italino
Questo lavoro consiste in una ricerca di master fatta dal programma post-laurea in Lingua, Letteratura e Cultura Italiane. La ricerca si propone a studiare gli atti di identità nella produzione orale degli studenti e come questi atti vengono gestiti nello sviluppo delle lezione, con lo scopo di ottenere le indicazioni per la formazione degli insegnanti in un contesto di insegno di italiano (LE) in un'unità del Centro de Estudos de Línguas (CEL) di San Paolo. Il quadro teorico è costituito dal concetto di passo pedagogico-didattico (PPD), proposto da Araújo, Sá e Andrade (2002), e atti di identità degli studenti di LE, dimostrato nella ricerca di Ellwood (2008), Ferroni (2013) Ferroni e Birello (2013) e Ferroni e Araújo (2015, 2016). L'organizzazione del lavoro è stata suddivisa in due fasi: la prima consiste nella raccolta di dati sui partecipanti della ricerca e sulla osservazione delle lezione; il secondo si concentra sull'esposizione e l'analisi di questi dati. La fase di raccolta dei dati è stata effettuata secondo i postulati dell'approccio etnografico (SPINDLER, SPINDLER, 1987); (WATSON-GEGEO, 1988); (VAN LIER, 1988) in una classe, composta da venti studenti, la cui età andava dai 14 ai 17 anni. I risultati mostrano, da un lato, che le forme di partecipazione interattiva sono divise, in modo equilibrato, tra modelli in cui l'insegnante ha più controllo sui turni (l'insegnante parla alla classe o si rivolge ad uno studente specifico), e quelli in cui gli studenti hanno più turni (gli studenti eseguono compiti in gruppo o individuali con la partecipazione occasionale degli insegnanti). D'altra parte, gli argomenti e le attività sono sempre pratica e ci sono ancora molti frammenti nel PPD, e sono intervallate da momenti dedicati alla organizzazione della classe per svolgere attività. Tra gli atti di identità, i più frequenti sono l'allineamento e l'organizzazione, che è probabilmente dovuto al numero di studenti, che richiede una maggiore organizzazione della classe. Al termine di questa ricerca, viene sottolineata l'importanza di osservare l'interazione in classe come strumento per la riflessione e la formazione degli insegnanti.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-12-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.