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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-18052023-130716
Documento
Autor
Nome completo
Bruna Cacique de Araujo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Zucchi, Angela Maria Tenorio (Presidente)
Mordente, Olga Alejandra
Silva, Maria Cristina Parreira da
Vieira, Daniela Aparecida
Título em português
Leitura e sua avaliação: das particularidades dos exames de certificação em língua italiana às perspectivas dos candidatos
Palavras-chave em português
Avaliação de leitura
Competência leitora
Compreensão de leitura
Exames de certificação de proficiência
Uso de dicionários em testes de proficiência
Resumo em português
Leitura é uma atividade humana na qual um sujeito estabelece um contato consciente com um texto escrito. Esse contato estará subsidiado por um processo de alfabetização e letramento, que não só permitirá que o sujeito compreenda o texto, como também que seja capaz de estabelecer pontes entre esse texto e sua realidade. A competência leitora é tão importante à comunicação, que sua comprovação é exigida para a obtenção de certificados de línguas. Entender como a avaliação da competência leitora é feita pode ajudar os potenciais candidatos dos exames de certificação a se prepararem melhor para um resultado satisfatório nas provas. Analogamente, conhecer o perfil dos candidatos e suas expectativas a respeito das provas pode ajudar os elabores de exames durante sua criação. Diante desse cenário, é objetivo deste trabalho fornecer informações sobre como a leitura é avaliada nos exames de certificação de língua italiana CILS, CELI, PLIDA e CERT.IT, bem como apresentar as perspectivas que os candidatos brasileiros têm a respeito dessa avaliação. Para atingir tais objetivos, esta pesquisa se desenvolveu conforme as seguintes etapas: (i) o levantamento teórico acerca de leitura, sua compreensão e sua avaliação (LEFFA, 1996, 1999; KLEIMAN, 1989, 2002, 2004; MARCUSCHI, 2008, 2010, 2011; KOCH e ELIAS, 2008; SCARAMUCCI, 1995, 200, 2009, 2011; BALBONI, 1998, 2002; NOVELLO, 2009), na qual discorremos sobre os componentes cognitivos e metacognitivos necessários à leitura ; (ii) a análise das informações sobre as provas de competência leitora que são disponibilizadas nos sites dos exames, tais como tipologias e gêneros textuais utilizados e tipos de testes adotados; e (iii) a sondagem das perspectivas dos candidatos através de um questionário divulgado virtualmente e respondido por 101 participantes. Os resultados obtidos através desta pesquisa nos permitiram averiguar que, apesar de a prova de leitura não ser considerada difícil, ainda existe a preocupação com o desempenho da sua resolução, que passa não só pela adoção de mudanças de hábitos, como também pela preparação sistemática para os tipos de testes adotados nos exames
Título em inglês
Reading and its evaluation: from the particularities of the Italian language certification exams to the candidates' perspectives
Palavras-chave em inglês
Proficiency certification exams
Reading assessment
Reading competence
Reading comprehension
Use of dictionaries in proficiency tests
Resumo em inglês
Reading is a human activity in which a subject establishes conscious contact with a written text. This contact will be subsidized by a literacy process, which will not only allow the subject to understand the text, but also to be able to establish bridges between this text and their reality. Reading competence is so important to communication that proving it is required to obtain language certificates. Understanding how the reading competency assessment is done can help potential candidates for certification exams better prepare for a satisfactory test result. Analogously, knowing the profile of candidates and their expectations regarding the tests can help tests designers during their creation. Given this scenario, the objective of this work is to provide information on how reading is assessed in the Italian language certification exams CILS, CELI, PLIDA and CERT.IT, as well as to present the perspectives that Brazilian candidates have regarding this assessment. To achieve these objectives, this research was developed according to the following steps: (i) the theoretical survey about reading, its comprehension and its evaluation (LEFFA, 1996, 1999; KLEIMAN, 1989, 2002, 2004; MARCUSCHI, 2008, 2010, 2011; KOCH and ELIAS, 2008; SCARAMUCCI, 1995, 200, 2009, 2011; BALBONI, 1998, 2002; NOVELLO, 2009), in which we discuss the cognitive and metacognitive components necessary for reading; (ii) the analysis of information about the reading competence tests that are available on the exams websites, such as typologies and textual genres used and types of tests adopted; and (iii) survey the candidates' perspectives through a questionnaire released virtually and answered by 101 participants. The results obtained through this research allowed us to verify that, although the reading test is not considered difficult, there is still a concern with the performance of its resolution, which involves not only the adoption of changes in habits, but also the systematic preparation for the types of tests adopted in the exams
 
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Data de Publicação
2023-05-18
 
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