• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-17022020-165504
Document
Author
Full name
Tatiana Iegoroff de Mattos
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2019
Supervisor
Committee
Ortale, Fernanda Landucci (President)
Corrias, Vinicio
Costa, Heloisa Brito de Albuquerque
Maggio, Giliola
Title in Portuguese
A música no imagináro ítalo-pedrinhense: o pós-método no ensino e na revitalização da língua de herança
Keywords in Portuguese
Língua de herança
Material didático
Pedagogia pós-método
Pedrinhas Paulista
Potencialidades metodológicas
Abstract in Portuguese
O objetivo do presente estudo é observar o papel da música em Pedrinhas Paulista e suas potencialidades no ensino e na revitalização linguística e cultural da comunidade, uma ex-colônia italiana fundada em 1952 e localizada no interior do Estado de São Paulo. Para isso, apresentamos de maneira aprofundada tal comunidade, além do curso de Italiano como Herança ali implementado. Também traçamos um histórico com informações sobre a presença da música nos primeiros tempos da cidade e na atualidade, além de analisar a elaboração e a aplicação de uma unidade didática sobre o tema, pensada exclusivamente para o curso de Italiano como Herança. Os participantes desta pesquisa, portanto, são moradores da cidade de Pedrinhas Paulista que têm alguma relação com a música e, também, a professora, as colaboradoras e os alunos do curso de Italiano como Herança. Para a fundamentação teórica desta pesquisa realizamos um estudo sobre diferentes definições de língua de herança, justificando, assim, a escolha da definição proposta por Ortale (2016). Foram utilizados, também, estudos sobre a metodologia da história oral (MEIHY, 2002) e identidade (BAUMAN, 2004; HALL, 2006). Antes de chegar à perspectiva do pós-método (KUMARAVADIVELU, 2003 e 2006), percorremos autores que estudaram o uso da música no ensino de línguas estrangeiras, além de apresentar as especificidades do ensino de uma língua de herança. A análise da unidade didática La musica, por fim, pautou-se em tudo o que foi apresentado e também nos comentários e considerações feitas por alunos e professores após a aplicação desse material em sala de aula. Assim sendo, esperamos que esta pesquisa possa contribuir com os estudos sobre línguas de herança, incentivando o uso das culturas locais como matéria prima para potencializar a revitalização linguística e cultural de cada comunidade.
Title in Italian
La musica nell'immaginario italo-pedrinhense: il post-metodo nell'insegnamento e nella rivitalizzazione della lingua ereditaria
Keywords in Italian
Lingua ereditaria
Materiale didattico
Pedagogia del post-metodo
Pedrinhas Paulista
Potenzialità metodologiche
Abstract in Italian
L'obiettivo di questa ricerca è osservare il ruolo della musica a Pedrinhas Paulista e le sue potenzialità nell'insegnamento e rivitalizzazione linguistica e culturale della comunità, una ex colonia italiana fondata nel 1952 e situata all'interno dello Stato di São Paulo. Per questo, presentiamo in maniera dettagliata questa comunità, oltre al corso di Italiano como Herança lì applicato. Abbiamo anche tracciato una cronologia con le informazione sulla presenza della musica nei primi anni della città e nell'attualità, oltre ad analizzare la preparazione e l'applicazione di un materiale didattico su questo argomento, creato esclusivamente per il corso di Italiano como Herança. I partecipanti di questa ricerca, pertanto, sono gli abitanti della città di Pedrinhas Paulista che hanno un legame con la musica e, anche, la professoressa, le collaboratrice e gli studenti del corso di Italiano como Herança. Per l'argomentazione teorica di questa ricerca abbiamo fatto un studio delle diverse definizioni di lingua ereditaria, giustificando, così, la scelta della definizione proposta da Ortale (2016). Sono anche stati utilizzati studi sulla metodologia della storia orale (MEIHY, 2002) e sull'identità (BAUMAN, 2004; HALL, 2006). Prima di arrivare alla prospettiva del post-metodo (KUMARAVADIVELU, 2003 e 2006), abbiamo affrontato gli autori che hanno studiato l'uso della musica nell'insegnamento di lingue straniere, oltre a presentare le specificità dell'insegnamento di una lingua ereditaria. L'analisi del materiale didattico "La musica", infine, è stato guidato da tutto quello che è stato presentato e anche dai commenti e osservazioni fatti dagli alunni e professori dopo l'applicazione di questo materiale in aula. In questo modo, speriamo che questa ricerca possa aiutare gli studi sulle lingue ereditarie, promuovendo l'uso delle culture locali come materia prima per potenziare la rivitalizzazione linguistica e culturale di ogni comunità.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2020-02-17
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.