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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2012.tde-12032013-091351
Documento
Autor
Nombre completo
Márcia Regina Busanello
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Wataghin, Lucia (Presidente)
Dias, Mauricio Santana
Lombardi, Andrea Giuseppe
Título en portugués
O maravilhoso no relato de Marco Polo
Palabras clave en portugués
Literatura italiana
Marco Polo
Rustichello da Pisa
Teoria literária
Resumen en portugués
A presente dissertação versa sobre a obra conhecida, na tradição italiana, por Il Milione, escrita em Gênova, em 1298, por Marco Polo e Rustichello da Pisa. Trata-se da famosa obra que compartilhou com o mundo os conhecimentos adquiridos pelo viajante veneziano em sua estada na corte de Kublai Khan, Grande Khan do Império Tártaro. No primeiro capítulo desse estudo são tratadas algumas questões estruturais da obra, tais como o narrador, a dupla autoria tema assumido como fundamental para os estudos da obra polo-rusticheliana apenas no século XX e a questão do gênero. Já no segundo capítulo, são exploradas as ligações da obra com o maravilhoso literário proposto por Tzvetan Todorov e com o maravilhoso medieval proposto por Jacques Le Goff.
Título en inglés
The Wonderful in the report of Marco Polo
Palabras clave en inglés
Italian literature
Literary theory
Marco Polo
Rustichello da Pisa
Resumen en inglés
The present essay proposes a reflection on the work known in the italian tradition as Il Milione, which was written in Genoa, in 1298, by Marco Polo and Rustichello da Pisa. The famous work shared with the world the knowledge acquired by the venetian explorer during his stay in the Kublai Khan's court, the Great Khan of the Tatar Empire. In the first chapter of this research, some structural elements of the work are analyzed, such as the narrator, the co-authoring (this theme was considered essential for the study of the polo-rustichelian work only in the 20th century) and the genre question. In the second chapter, the liaisons between the work, the Literary Wonderful proposed by Tzvetan Todorov and the Medieval Wonderful proposed by Jacques Le Goff are explored.
 
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Fecha de Publicación
2013-03-13
 
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