• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2002.tde-07092022-092252
Document
Author
Full name
Domingos Pedro de Alcantara
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2002
Supervisor
Committee
Souza, Vilma de Katinszky Barreto de (President)
Ceschin, Osvaldo Humberto Leonardi
Cury, José João
Title in Portuguese
Máscaras da Divina Comédia
Keywords in Portuguese
Literatura italiana
Máscaras
Abstract in Portuguese
Trata-se de um trabalho de tradução da obra literária (palavra) para a linguagem cênico-dramática (imagem e ação). O objetivo principal é conceber um complexo de máscaras fundamentado na estrutura textual da Divina Comédia. Tais máscaras são elementos cenográficos que participam do ato teatral e são parte integrante da cenografia. O ator é o elemento que põe em movimento o conjunto de máscaras e dá andamento à narrativa. O Capítulo I aborda a visão cósmica medieval, a transposição da literatura para a cena e os problemas específicos da Commedia. O segundo define o esquema de signos que representa a obra nos eixos sintagmático e paradigmático. O Capítulo III conceitua a máscara e determina os critérios com os quais essas foram concebidas e elaboradas, descrição e justificativa da composição. O Capítulo derradeiro explana a estrutura dramática, o ritual xamanístico e a identidade da viagem do Poeta com esse. A Divina Comédia é um texto, além de universal, bárbaro e regressivo, por tais razões a sua dramatização foi colocada na linha dos rituais arcaicos e essenciais do gênero humano, revelando e exigindo alto grau de elaboração artística para alcançar a expressividade adequada
Title in Italian
Non disponibile
Keywords in Italian
Non disponibile
Abstract in Italian
Questo lavoro riguarda l'opera letteraria (parola) tradotta in un linguaggio scenico-dramatico (immagine e azione). Lo scopo è concepire un complesso di maschere basato sulla struttura testuale de La Divina Commedia. Queste sono degli elementi drammatici e anche integrazione della scenografia. L'attore li metti in movimento e fa sviluppare la narrativa. In somma, cerchiamo di capire il poema medioevale come una cornice di maschere che riproduce l'universo creato dall'artista. Questa cornice è inserita nel contexto del viaggio del Poeta. Il Capitolo primo riguarda del universo del Medioevo, della traduzione dal letterario in scenico e delle difficoltà specifice della Commedia. Il Secondo riguarda dell' schema di segni nei piani sintammatico e paradimmatico. Il Capitolo III definisce la maschera e ne giustifica la concezione dal testo. L'ultimo Capitolo, la struttura drammatica, il rituale del shamanism, e l'identità del viaggio del Poeta a questo rituale. La Divina Commedia è un poema di carattere arcaico, e per ciò c'è il bisogno di una elaborazione artistica faticosa per arrivare all'espressività satisfacente ed essenziale
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2022-09-19
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.