• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2005.tde-02012023-182120
Document
Auteur
Nom complet
Maria Teresa Martino Aloise
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Mordente, Olga Alejandra (Président)
Baccin, Paola Giustina
Miranda, Hercilia Tavares de
Titre en portugais
A aquisição lexical em língua estrangeira mediada pelo uso do CD-Rom educativo como motivador de aprendizagem
Mots-clés en portugais
Aquisição lexical
CD-ROM
Línguas estrangeiras
Memória
Motivação
Resumé en portugais
Neste trabalho estudamos alguns aspectos relacionados ao processo de aquisição lexical em língua estrangeira, associados ao uso do CD-ROM educativo, além de abordar fatores que influenciariam esse processo, juntamente com um breve estudo do papel desempenhado pela memória. O objetivo principal é incentivar o uso de atividades elaboradas em materiais da área de informática, principalmente como motivadores de aprendizagem. Baseamos nossa fundamentação teórica a partir da evolução sofrida, nos últimos anos, pela Didática do Ensino de Línguas Estrangeiras e pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação, a fim de analisar e comparar pedagogicamente a eficácia do uso de materiais multimediais, nos dias de hoje, no processo de aquisição lexical em língua estrangeira. Para tanto, utilizamos especificamente um CD-ROM educativo em italiano, como amostra representativa para um estudo de caso, em que será feita uma análise comparativa de um grupo de atividades propostas em sala de aula, em contraste com atividades propostas em laboratório lingüístico multimedial. No primeiro caso, serão utilizadas atividades de tipo convencional e, no segundo, atividades baseadas nesse suporte informático.Finalmente, a partir da análise dos dados obtidos nessa investigação, será possível verificar em que medida é conveniente a utilização do CD-ROM educativo dentro do contexto escolar, considerando-se não só os resultados a serem obtidos, mas também a relação custo-benefício
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
CD-ROM
Foreign languages
Lexical acquisition
Memory
Motivation
Resumé en anglais
This paper is a study of some aspects related to the process of lexical acquisition in a foreign language. Such aspects will be associated with the use of the educational CD ROM, besides approaching factors which could influence the learning process. Although briefly, the role played by memory will also be dealt with.The main purpose is to encourage the use of activities organized with information technology materials, as motivating tools for learning. The theoretical basis for this work is grounded on the latest developments in Didactics of Teaching Foreign Languages and on Information Technology. The goal is to analyse and compare pedagogically the effectiveness in using multimedia materials nowadays, considering the process of lexical acquisition in a foreign language.The achieve this goal, an educational CD ROM in Italian is being used as a sample for a case study, in which a comparative analysis of a group of activities for the classroom will be done, in contrast with activities for the multimedia linguistic laboratory. In the first case, conventional activities will be used and in the second case, activities based on information technology will be proposed.Finally, the analysis of the data obtained in this research will permit us to examine the convenience of using the educational CD ROM in schools, considering not only the results, but also the cost
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.