• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2005.tde-02012023-182120
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Teresa Martino Aloise
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Mordente, Olga Alejandra (Presidente)
Baccin, Paola Giustina
Miranda, Hercilia Tavares de
Título en portugués
A aquisição lexical em língua estrangeira mediada pelo uso do CD-Rom educativo como motivador de aprendizagem
Palabras clave en portugués
Aquisição lexical
CD-ROM
Línguas estrangeiras
Memória
Motivação
Resumen en portugués
Neste trabalho estudamos alguns aspectos relacionados ao processo de aquisição lexical em língua estrangeira, associados ao uso do CD-ROM educativo, além de abordar fatores que influenciariam esse processo, juntamente com um breve estudo do papel desempenhado pela memória. O objetivo principal é incentivar o uso de atividades elaboradas em materiais da área de informática, principalmente como motivadores de aprendizagem. Baseamos nossa fundamentação teórica a partir da evolução sofrida, nos últimos anos, pela Didática do Ensino de Línguas Estrangeiras e pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação, a fim de analisar e comparar pedagogicamente a eficácia do uso de materiais multimediais, nos dias de hoje, no processo de aquisição lexical em língua estrangeira. Para tanto, utilizamos especificamente um CD-ROM educativo em italiano, como amostra representativa para um estudo de caso, em que será feita uma análise comparativa de um grupo de atividades propostas em sala de aula, em contraste com atividades propostas em laboratório lingüístico multimedial. No primeiro caso, serão utilizadas atividades de tipo convencional e, no segundo, atividades baseadas nesse suporte informático.Finalmente, a partir da análise dos dados obtidos nessa investigação, será possível verificar em que medida é conveniente a utilização do CD-ROM educativo dentro do contexto escolar, considerando-se não só os resultados a serem obtidos, mas também a relação custo-benefício
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
CD-ROM
Foreign languages
Lexical acquisition
Memory
Motivation
Resumen en inglés
This paper is a study of some aspects related to the process of lexical acquisition in a foreign language. Such aspects will be associated with the use of the educational CD ROM, besides approaching factors which could influence the learning process. Although briefly, the role played by memory will also be dealt with.The main purpose is to encourage the use of activities organized with information technology materials, as motivating tools for learning. The theoretical basis for this work is grounded on the latest developments in Didactics of Teaching Foreign Languages and on Information Technology. The goal is to analyse and compare pedagogically the effectiveness in using multimedia materials nowadays, considering the process of lexical acquisition in a foreign language.The achieve this goal, an educational CD ROM in Italian is being used as a sample for a case study, in which a comparative analysis of a group of activities for the classroom will be done, in contrast with activities for the multimedia linguistic laboratory. In the first case, conventional activities will be used and in the second case, activities based on information technology will be proposed.Finally, the analysis of the data obtained in this research will permit us to examine the convenience of using the educational CD ROM in schools, considering not only the results, but also the cost
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.