• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-31012022-211124
Documento
Autor
Nombre completo
Katia Bruginski Mulik
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Mór, Walkyria Maria Monte (Presidente)
Fernandes, Alessandra Coutinho
Ferraz, Daniel de Mello
Ono, Fabrício Tetsuya Parreira
Título en portugués
Letramentos (auto) críticos no ensino de língua inglesa no ensino médio: uma pesquisa autoetnográfica
Palabras clave en portugués
Autoetnografia
Educação crítica
Ensino de língua inglesa
Ensino médio
Formação de professores
Resumen en portugués
Esta pesquisa de doutorado teve o propósito de identificar e analisar, por meio de uma pesquisa qualitativa autoetnográfica, as adequações, tensões, conflitos e políticas envolvidas em uma proposta de educação crítica no ensino de língua inglesa no contexto do Ensino Médio. A autoetnografia pode ser considerada como uma proposta investigativa que rompe com o paradigma positivista de fazer ciência, não apenas por seu caráter investigativo, mas também transformador, o qual se opõe à visão da etnografia tradicional. Os dados deste estudo emergiram da minha vivência docente no contexto citado. A autoetnografia, ao ser tomada como escolha metodológica, fez de minha sala de aula um espaço de constante observação. Como forma de viabilizar os dados recorri a instrumentos como a (auto) observações de aula e diários, autorrelatos, gravações de áudio e materiais didáticos. Recorri a essa abordagem metodológica por acreditar que, assim como Moita Lopes (2006) defende, como pesquisadores precisamos construir conhecimentos que sejam responsivos à vida social. Assim, busco estabelecer discussões dos dados apresentados recorrendo a teorias sobre ensino crítico e formação cidadã, mais especificamente, aos letramentos críticos, bem como os aportes teóricos vinculados a ele como a pós-modernidade, estudos pós-estruturalistas, novos letramentos e multimodalidade. A escolha desse arcabouço teórico relaciona-se com a minha formação acadêmica e explica sobre o impacto que esses conhecimentos têm tido na minha vida profissional, uma vez que as leituras que eu faço informam acerca das maneiras pelas quais vejo e interpreto o mundo. Esta tese se organiza em três capítulos. No Capítulo I apresento e analiso a proposta pedagógica Estadual do Paraná tecendo relações entre os pressupostos teórico-metodológicos apresentados e as teorias de letramento crítico. Narro também sobre como se deu meu início como professora, bem como algumas políticas que têm sido implementadas em meu contexto de ensino e como elas têm impactado em minhas práticas. No Capítulo II, discorro sobre as racionalidades presentes no cenário educacional, tecendo diálogos com o ensino de língua inglesa e como essas questões estão imbricadas nas relações entre os sujeitos e os contextos que ensinamos. Por fim, no Capítulo III, reflito sobre minhas práticas pedagógicas e as visões de língua e sujeito que elas imprimem na busca pelo desenvolvimento de uma educação crítica no ensino de língua inglesa no contexto do Ensino Médio. Reflito também sobre os desafios, as tensões e os enfrentamentos que emergem nessas propostas fazendo exercícios autocríticos sobre esse processo.
Título en inglés
(Self) critical literacies in English Language Teaching in High School: an autoethnographic research
Palabras clave en inglés
Autoethnography
Critical education
English language teaching
High school
Teacher education
Resumen en inglés
The aim of this doctoral research was to identify and analyze, through qualitative autoethnographic research, the adaptations, tensions, conflicts, and policies involved in a critical education proposal in English language teaching in a High School context. Autoethnography can be considered as an investigative proposal that breaks with the positivist paradigm of the way of doing science, not only because of its investigative character, but also transformative which is opposed to the traditional ethnography view. The data emerged from my teaching experience in the mentioned context. Autoethnography, when taken as a methodological choice, made my classroom a space for constant observation. To present the data I used instruments such as (self) observations of class and diaries, self-reports, audio recordings and teaching materials. I resorted to this methodological approach because I believe that, as Moita Lopes (2006) argues, as researchers we need to build knowledge that is responsive to social life. Thus, I established discussions of the data presented using theories on critical education and citizen education, more specifically, the critical literacies, as well as the theoretical contributions linked to it such as postmodernity, post-structuralist studies, new literacies, and multimodality. This theoretical framework is related to my academic background and explains the impact that this knowledge has had on my professional life, since the readings I do inform about the ways in which I see and interpret the world. This thesis is organized in three chapters as follows. In the first chapter I present and analyze the pedagogical proposal from Paraná discussing some relations between the theoretical-methodological assumptions presented and the theories of critical literacy. I also talk about how I was my beginning as a teacher, as well as some policies that have been implemented in my teaching context and how it has impacted in my practices. In Chapter II, I discuss the rationalities present in the educational scenario, making dialogues with the English language teaching and how these issues are connected in the relationships between the subjects and the contexts we teach. Finally, in Chapter III, I reflect on my pedagogical practices and the views of language and subject that they impress in the search for the development of a critical education in English language teaching in the context of High School. I also reflect on the challenges, tensions and confrontations that emerged in these proposals by doing self-critical exercises on this process.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-01-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.