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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-29062020-143740
Documento
Autor
Nome completo
Henrique Matiussi Franco
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Taille, Elizabeth Harkot de La (Presidente)
Campos, Norma Discini de
Ernica, Renato Razzino
Mancini, Renata Ciampone
Título em português
Semiótica, intertextualidade e videogame  
Palavras-chave em português
Intertextualidade
Jogos Eletrônicos
Semiótica
Resumo em português
Ancorados principalmente na teoria semiótica francesa (GREIMAS; COURTÉS, 2016; GREIMAS; FONTANILLE, 1993; ZILBERBERG, 2011), propomos, nesta Dissertação, investigar a maneira como o recurso da intertextualidade enriquece episódios narrativos presentes no enredo do jogo eletrônico The Witcher III: Wild Hunt. Escolhendo dentro de uma grande quantidade de missões presentes no jogo, procuramos comparar três variantes com seus textos-base, verificando se o recurso intertextual utilizado foi paráfrase, estilização, paródia ou polêmica, apoiados no estudo que Discini (2004) faz da intertextualidade no conto maravilhoso. Pela necessidade de contextualizar o objeto de estudo, mais precisamente, episódios narrativos de um videogame da geração atual de jogos eletrônicos do gênero RPG de ação, no primeiro capítulo desta pesquisa exploramos a origem do role playing game, mais precisamente, voltando a atenção para Dungeons & Dragons, mundialmente conhecido. A partir daí, investigamos o conceito de jogo e como o RPG pode ser considerado "jogo" em si, também analisando sua adaptação para o meio eletrônico. Dentro do mesmo capítulo, por considerarmos pertinente, também é explorada a questão das estratégias enunciativas que compõem o RPG. No capítulo seguinte, voltamos o olhar para as raízes de The Witcher III: Wild Hunt, a série de livros escrita pelo polonês Andrzej Sapkowski, direcionando a atenção para algumas questões passionais que envolvem o protagonista Geralt de Rívia. A análise da intertextualidade se dá no Capítulo 3, onde inicialmente demonstramos exemplos de relações intertextuais presentes em textos da mídia contemporânea e, assim, debruçamo-nos sobre nosso principal objeto de estudo, demonstrando como a intertextualidade enriquece a narrativa de The Witcher III: Wild Hunt.
Título em inglês
Semiotics, intertextuality and video game
Palavras-chave em inglês
Intertextuality
Semiotics
Video Games
Resumo em inglês
Based mainly on French semiotics (GREIMAS; COURTÉS, 2016; GREIMAS; FONTANILLE, 1993; ZILBERBERG, 2011), we propose to investigate how the resource of intertextuality enriches narrative episodes present on the plot of the electronic game The Witcher III: Wild Hunt. Choosing from a great variety of quests inside the game, we intend to compare three variants with their base text, verifying if the intertextual resource employed characterizes a paraphrasis, stylization, parody or polemics, supported by Discini's studies (2004) related to intertextuality in the wonder tale. By the necessity of contextualizing our object of study, precisely, narrative episodes from an action RPG video game from contemporary electronic games generation, in the first chapter of this research we explore the origins of the roleplaying game, more precisely, turning our attention to the worldly known Dungeons & Dragons. Thenceforth, we investigate the concept of game and how RPG can be considered a "game" itself, also analyzing its adaptation to the electronic environment. In the same chapter, due to relevance, we also explore the matter of enunciative strategies that compose the RPG. In the following chapter, we turn our observation to the roots of The Witcher III: Wild Hunt, the series of books written by Polish writer Andrzej Sapkowski, directing our attention to some passional matters that involve the protagonist Geralt of Rivia. The analysis of intertextuality takes place in Chapter 3, where in the beginning we show examples of intertextual relations present in contemporary media texts and, then, we focus on our main object of study, demonstrating how the intertextuality enriches the narrative of The Witcher III: Wild Hunt.
 
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Data de Publicação
2020-06-29
 
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