• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-25082016-140547
Documento
Autor
Nombre completo
André Luís Reis Fernandes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Cevasco, Maria Elisa Burgos Pereira da Silva (Presidente)
Soares, Marcos Cesar de Paula
Toledo, Luiz Henrique de
Título en portugués
Futebol, Cultura e Utopia: uma leitura de À procura de Eric, de Ken Loach
Palabras clave en portugués
Cinema
Futebol
Ken Loach
Materialismo Histórico
Utopia
Resumen en portugués
O presente trabalho tem como objetivo analisar o filme À procura de Eric(2009), do cineasta inglês Ken Loach. A análise procura fundamentar de que forma a narrativa do filme apresenta aspectos formais e conceituais que permitam aproximar os elementos constitutivos do jogo de futebol com possibilidades de explicações do mundo da pós-modernidade pautadas pelo materialismo histórico. Para tal, será necessário compreender a noção de Mapeamento Cognitivo, de Fredric Jameson, visando delimitar de que forma é possível situar os vínculos históricos do sujeito inserido na pós-modernidade. Não obstante, será necessário compreender como as práticas culturais da classe operária podem ser um bom indicativo para a aplicação desse mesmo conceito, retomando noções importantes como a manifestação de práticas Dominantes, Residuais e Emergentes, de Raymond Williams, bem como a possibilidade de mudanças sociais a partir da noção de Utopia de Ernst Bloch. Tais ideias estão dispostas na obra em questão a partir da manifestação de valores históricos em objetos culturais da indústria cultural. A narrativa busca estabelecer como esses elementos podem constituir aquilo que Pierre Nora conceitua como Lugares de Memória os quais, se ressignificados, podem ser a ponte para reestabelecer as conexões históricas entre o indivíduo e a sociedade.
Título en inglés
Football, culture and utopia: a reading of Ken Loachs Looking for Eric
Palabras clave en inglés
Cinema
Football
Historical Materialism
Ken Loach
Utopia
Resumen en inglés
This paper aims to analyze Ken Loachs movie Looking for Eric (2009). The analysis seeks to establish how the movie narrative presents formal and conceptual aspects that enable us to compare the constitutive elements of a football match with possibilities of explanations for Postmodernity oriented by the framework of Historical Materialism. In order to do so, it will be necessary to understand Fredric Jamesons notion of Cognitive Mapping, to depict how it is possible to situate a subjects historical connections in the context of Postmodernity. Nonetheless, it will be necessary to comprehend how the working class cultural practices can be an interesting sign for the application of that same concept, doing so by the assessment of important notions such as the existence of Dominant, Residual and Emergent cultural practices, as established by Raymond Williams, as well as the possibility of social change through Ernst Blochs idea of Utopia. These ideas are depicted in the work being analyzed through the manifestation of historic value in cultural objects that come from the Cultural Industry. The narrative seeks to establish how these elements can constitute what Pierrre Nora repute as Places of Memory and, if signified through a diferent perspective, could be a bridge for the establishment of historical connections between the individual and society.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-08-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.