• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2003.tde-24042023-155615
Document
Auteur
Nom complet
Beatriz Kopschitz Xavier Bastos
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Mutran, Munira Hamud (Président)
Haddad, Rosalie Rahal
Izarra, Laura Patricia Zuntini de
Murphy, Maureen O' Rourke
Tolentino, Magda Velloso Fernandes de
Titre en portugais
O teatro revisionista de Denis Johnston
Mots-clés en portugais
Literatura irlandesa (Crítica e interpretação)
Teatro
Resumé en portugais
A primeira e a última peça de Denis Johnston são, em essência, peças históricas. The Old Lady says 'No!' (1929) representa o herói do Levante de 1803, Robert Emmet; The Scythe and The Sunset é uma peça sobre o Levante de Páscoa de 1916. O objetivo desta tese é considerar de que maneira essas duas peças podem ser lidas não só como históricas, mas também como revisionistas. O Revisionismo Histórico consiste, em termos muito gerais, de uma interpretação pós-nacionalista da história da Irlanda, cujos embriões se formaram nas décadas de 30, 40 e 50 e floresceram nos anos 60, 70 e 80, através do trabalho de vários historiadores. Johnston surgiu como dramaturgo quando o teatro irlandês já conhecia fama internacional através da obra de grandes autores como W.B. Yeats, J. M. Synge e Sean O'Casey. Fazendo parte de uma geração desiludida com os caminhos da política irlandesa nos anos 30 e procurando alternativas para a tradição do realismo irlandês no teatro, Johnston buscou na vanguarda expressionista internacional a inspiração para sua primeira experimentação dramática, uma sátira ao nacionalismo e à estética do Romantismo e do Renascimento irlandês - The Old Lady Says 'No!'. Os sinos da história tocaram novamente para Denis Johnston em The Scythe and The Sunset, que revê não só um momento de enorme apelo emocional para o espírito nacional, mas também seu maior ícone de representação teatral - The Plough and the Stars, de Sean O'Casey. Esta tese considera, assim, os caminhos teatrais através dos quais Denis Johnston representou dois dos mais significativos momentos da história da Irlanda dentro de uma perspectiva revisionista
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
Denis Johnston's first and last plays are, in essence, historical plays. The Old Lady Says 'No!' (1929) portrays the leader of the 1803 Rising, Robert Emmet; The Scythe and The Sunset is an Easter Rising play. The object of this thesis is to consider in what ways these plays may be read as not only historical but also revisionist plays. Historical Revisionism involves, in very general terms, a post-nationalist interpretation of Irish history, which developed its embryos in the 1930s, 1940s and 1950s and bloomed in the 1960s, 1970s and 1980s, in the work of various historians. Johnston emerged as a playwright when the Irish theatre was already recognized worldwide through the work of great dramatists like W.B. Yeats, J.M. Synge and Sean O'Casey. As a member of a generation disillusioned with the ways of Irish politics in the 1930s and seeking alternatives for the traditional Irish realism in drama, Johnston looked to the international expressionist avant-garde as inspiration for his first dramatic experiment, a satire on nationalism and the aesthetics of Romanticism and Revivalism - The Old Lady Says 'No!'. The bells of history rang again for Denis Johnston in The Scythe and The Sunset, which revises not only a moment in Irish history of enormous emotional appeal for the national spirit, but also its major icon of dramatic representation - Sean O'Casey's The Plough and The Stars. This thesis considers, then, the theatrical means through which Denis Johnston represented two of the most significant moments of Irish history in a revisionist perspective
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-04-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.