• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2016.tde-22112016-125143
Documento
Autor
Nome completo
Elaine Íris dos Reis
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de (Presidente)
Mizan, Souzana
Mór, Walkyria Maria Monte
Título em português
Carpe Diem: o PNLD e o papel do professor de inglês na sala de aula
Palavras-chave em português
Ensino de línguas
Livro didático
Professor agente
Programa Nacional do Livro Didático
Resumo em português
Este trabalho apresenta uma investigação sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e sua aplicação em sala de aula por meio do livro didático (LD) de Língua Inglesa em comunidades do ensino fundamental II da rede pública do estado de São Paulo. Os registros dessa investigação se dão por meio de narrativas de professores atuantes no referido contexto. Esta é uma pesquisa qualitativainterpretativa etnográfica, cujas perguntas elaboradas abordam a possibilidade do livro didático do PNLD conseguir fazer uma ponte entre ele próprio, o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizado da Língua Inglesa. Ademais, a pesquisa analisa qual é o papel que tanto professor quanto livro didático exercem neste processo, além de interpretar qual a visão dos professores em relação ao livro didático do PNLD que eles supostamente utilizam em suas práticas. Nas narrativas e entrevistas realizadas com professores atuantes em tal contexto, os entrevistados se mostraram apegados a antigas pedagogias e preocupados em seguir abordagens e metodologias conteudistas. Ao mesmo tempo, parece estar em curso uma transformação no processo de ensinar, o que constitui um paradoxo em pleno mundo globalizado e de novas pedagogias. Esta transformação se dá com a abertura de horizontes e o enfraquecimento de verdades pessoais (ALCOFF, 2006; VATTIMO, 2007) diante das verdades do Outro, a fim de aprimorar o processo de ensino e aprendizado de Língua Inglesa para uso social, utilizando-se do LD como um suporte na sala de aula.
Título em inglês
Carpe Diem: the PNLD and the role of English teacher in the classroom
Palavras-chave em inglês
Language teaching
Teacher as agent
Textbook
The National Textbook Program
Resumo em inglês
The aim of this study is to investigate the National Textbook Program (PNLD) and its application in classrooms through English textbooks in communities of elementary public schools in the state of São Paulo, Brazil. The reports included here are analyzed through narratives of teachers who work in such context. This study is a qualitative-interpretative research, which questions are directed to the participants and it asks if the PNLD textbook builds a bridge between itself, students and teachers in the process of teaching and learning English. Besides that, this study analyzes what role do textbooks and teachers play in this process, such as, what perspectives do teachers have about the PNLD textbook, which they supposedly use in their practice. In the interviews with these teachers it is noteworthy that they seem to be attached to old pedagogies and concerned about following content-driven approaches and methodologies. At the same time, it seems to be a transformation in the teaching process, which constitutes a paradoxical response in globalization's time and new pedagogies. This transformation happens when teachers open their horizons and weaken their personal truths (ALCOFF, 2006; VATTIMO, 2007) as they relate to the truths of the Other in order to improve the process of teaching and learning English for social uses, resorting to the textbook as a medium in the classroom.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-11-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2023. Todos os direitos reservados.