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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-20052021-160835
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Toshihito Saito
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Carmagnani, Anna Maria Grammatico (Presidente)
Mizan, Souzana
Mór, Walkyria Maria Monte
Ono, Fabrício Tetsuya Parreira
Título em português
Decolonialidades em devir, práxis pedagógicas e letramentos freireanos: olhares de um professor-formador e suas agências
Palavras-chave em português
Decolonialidade
Formação de Professoras
Letramentos Freireanos
Praxis Pedagógicas
Resumo em português
Este estudo investiga processos de decolonialidades em um curso de formação de professoras2: a desconstrução de mitos e crenças sobre o que aparenta ser, na mente e corpos de professoras em formação, os processos de ensino e aprendizagem de línguas e linguagens como práticas sociais, e como letramentos freireanos podem participar de praxis pedagógicas mediatizadas por meio de materiais pedagógicos criados por este professor-formador. Elaborados com o objetivo de provocar reflexões decolonizadoras de naturezas múltiplas e heterogêneas, convido as minhas leitoras a viajar por rizomas-suplementos, que se transformam em praxis pedagógicas, que são co-construídas ao longo dessa pesquisa-em-movimento, sempre em resposta aos questionamentos realizados por professoras em formação, professoras em devir, discentes da disciplina Estágio Supervisionado. A possibilidade de observar o mundo e a sala de aula a partir da desconstrução de corpos e mentes colonizados, e imaginar as nossas salas de aula a partir de outras perspectivas, é o que faz desta tese, ela mesma, um processo de decolonialidade de corpos e mentes, da qual também participa o corpo e a mente deste pesquisador-colonizado/colonizador, em processos de decolonialidade, em devir. Assim, a leitora é convidada a espiar pelas lentes embaçadas deste pesquisador-etnógrafo nômade, algumas de minhas praxis pedagógicas, de meus movimentos agênticos dentro e fora das salas de aulas, e os olhares desconstruídos e co-construídos, em contínua reconstrução em busca de conhecimentos sempre inacabados.
Título em inglês
Decolonialities in devir, pedagogical praxis and Freirean literacies: studies by a teacher-formator and his agencies
Palavras-chave em inglês
Decoloniality
Freirean Literacies
Pedagogical Praxis
Teacher Formation
Resumo em inglês
This study investigates processes of decolonialities in a formative Teacher Certification Course: the deconstruction of myths and beliefs about what appears to be, in the minds and bodies of teachers in formation, the processes of teaching and learning languages as social practices, and how Freirean literacies can participate in mediatized pedagogical praxis through pedagogical materials created by this teacher-formator. Elaborated with the objective of provoking decolonizing reflections in its multiple and heterogeneous natures, the pedagogical praxis presented in this thesis are rhizome-supplements, in response to the ever-present questions made by teachers in formation, teachers in devir, students of the discipline Supervised Internship. The possibility of observing the world and the classroom environment based on the deconstruction of colonized bodies and minds, and imagining our classrooms from other perspectives, is what makes this thesis itself a process of decoloniality of bodies and minds, in which the body and mind of this colonized/colonizer-researcher, in processes of decoloniality in devir, also participates. Thus, the reader is invited to peek through the blurred lenses of this nomadic researcher-ethnographer, and learn about some of my pedagogical praxis, my movements inside and outside the classrooms, and the deconstructed and co-constructed perspectives in continuous reconstruction in search of the ever-be unfinished knowledge.
 
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Data de Publicação
2021-05-20
 
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