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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-19052023-122250
Documento
Autor
Nome completo
Malyina Kazue Ono Leal
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Ferreira, Marilia Mendes (Presidente)
Eluf, Cristina Arcuri
Ornstein, Sheila Walbe
Rodrigues, Andre Machado
Título em português
A atividade de publicação internacional de pesquisadores brasileiros: um recorte comparativo nas áreas de ciências sociais aplicadas e engenharia
Palavras-chave em português
Artigos científicos
Escrita acadêmica
Letramento acadêmico
Publicação
Teoria da atividade
Resumo em português
Apesar do aumento na atividade de publicação internacional dos pesquisadores brasileiros nas últimas três décadas, sabe-se que a produção e publicação de artigos demanda tempo e esforço consideráveis por parte dos pesquisadores, possivelmente em detrimento ao tempo efetivamente dedicado à pesquisa. Tendo em vista a crescente valorização dessa atividade pelas agências de fomento e avaliação, tanto para as carreiras acadêmicas dos pesquisadores quanto para a avaliação dos programas de pós-graduação, pode-se perceber a necessidade de compreendê-la melhor. Há um respeitável volume de trabalhos bibliométricos no que se refere aos artigos publicados, porém o processo de escrita e publicação de artigos em periódicos internacionais por pesquisadores brasileiros ainda é pouco estudado. Este estudo qualitativo coletou, através de questionários on-line, informações sobre as práticas de produção e publicação de artigos em inglês de 23 pesquisadores da área de engenharia e 18 da área de ciências sociais aplicadas, além de entrevistas com 8 pesquisadores dentro das mesmas áreas, e documentos disponibilizados por universidades e agências governamentais pertinentes ao tópico em questão. Propõe-se a análise dessa atividade com base na Teoria da atividade de Engestr?m - que por sua vez, apoia-se em métodos etnográficos de coleta de dados - com o intuito de explorar as formas de atividade atuais, as ferramentas de mediação, as regras e os conflitos existentes. O estudo revela uma gama variada de práticas com a finalidade de ter sucesso na publicação internacional. Destaca-se nos resultados a necessidade de provisão de melhores formas de mediação, especialmente na área de letramento acadêmico em inglês. A compreensão da atividade e dos desafios envolvidos têm o potencial de informar quais ações de suporte podem promover a otimização de recursos e o aumento da produtividade na divulgação do trabalho de pesquisadores que se encontram em ambientes semelhantes aos pesquisados.
Título em inglês
Brazilian researchers' activity in international publication: a comparative view between Applied Social Sciences and Engineering
Palavras-chave em inglês
Academic literacy
Academic writing
Activity theory
Publication
Research articles
Resumo em inglês
Despite the increase in the international publication by Brazilian researchers in the past three decades, it is known that the production and publication of articles demands considerable time and effort from the researchers, possibly to detriment of the time they effectively devote to their research work. Taking into consideration that government agencies increasingly value this activity for the evaluation of academic careers of researchers as well as graduate/postgraduate programmes at universities, the need to understand it better is indisputable. Although a respectable body of bibliometric studies on published articles can be found, there are few which investigate the process of writing and publishing articles in international journals by Brazilian researchers. This qualitative study collected, through an online questionnaire, information on the practices of production and publication of research articles in English from 23 researchers in the engineering field and 18 from applied social sciences, in addition to interviews with 8 researchers from the same fields, and documents made available by universities and government agencies concerning this topic. The analysis of this activity is addressed through Engestr?m's Activity Theory framework - which in turn relies on ethnographic methods of data collection - with a view to exploring the current forms of activity, mediation tools, the existing rules and conflicts. The research reveals a wide range of practices aiming at succeeding in international publication. The results highlight the need for provision of better mediation tools, especially concerning academic literacy in English. The understanding of the activity and its challenges may potentially inform us which actions could optimise the use of resources and increase productivity in the communication of research results by researchers in similar environments.
 
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Data de Publicação
2023-05-19
 
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