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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-18032024-123645
Documento
Autor
Nombre completo
Simone Yukie Kawashima
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Ferraz, Daniel de Mello (Presidente)
Duboc, Ana Paula Martinez
Ono, Fabrício Tetsuya Parreira
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
Título en portugués
Os multiletramentos (decoloniais) na formação de professores de inglês no contexto brasileiro
Palabras clave en portugués
Educação linguística
Formação docente crítica
Língua inglesa
Multiletramentos decoloniais
Resumen en portugués
O presente trabalho investiga a teoria dos Multiletramentos e a formação de professores no contexto brasileiro. O termo foi muito bem aceito e amplamente utilizado desde a sua elaboração, porém muitos pesquisadores já apresentaram uma série de críticas, passíveis de reflexão. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições da teoria, bem como refletir sobre as críticas que têm sido feitas, a fim de trazer subsídios que possibilitem uma perspectiva revisitada e mais atualizada para o contexto escolar brasileiro. A metodologia utilizada foi a qualitativa, cujos métodos de investigação envolveram rodas de conversa com professores de inglês da escola pública, questionário online pelos alunos e entrevista com professoras especialistas na área, transmitida na internet no formato live. Todos os dados gerados foram analisados juntamente com a fundamentação teórica. A pesquisa está estruturada em 4 capítulos. O capítulo 1 apresenta informações sobre o conceito de letramentos, bem como suas adjetivações, com ênfase nos multiletramentos e reflexões sobre a inserção do termo na BNCC. O capítulo 2 debate a formação de professores e avaliação, sob a perspectiva dos multiletramentos. O capítulo 3 discorre sobre os conceitos dos multiletramentos em emojis e memes, suas significações e importância para o ensino, ressaltando as potencialidades ao revelar as conexões, a criatividade e a presença das imagens. O capítulo 4, com base nas teorias decoloniais, debate noções de decolonialidade na educação. Como resultado proponho o termo multiletramentos decoloniais, com a compreensão que os ML devem ser observados a partir do contexto em que serão aplicados, e não adotados como mais uma solução metodológica
Título en inglés
(Decolonial) Multileteracies in teacher education in the Brazilian context
Palabras clave en inglés
Critical teacher education
Decolonial multiliteracies
English
Language education
Resumen en inglés
This research investigates the theory of multiliteracies and teacher education in the Brazilian context. The term has been very well accepted and widely used since it was first coined, but many researchers have already presented a series of criticisms that can be reflected upon. Therefore, the aim of this research is to investigate the contributions of the theory, as well as to reflect on the criticisms that have been made, in order to provide subsidies that enable a revisited and more up-to-date vision for the Brazilian school context. The methodology is of qualitative background, and the research methods involve conversation circles with public school English teachers, online questionnaires and interviews with teachers specialized in Multiliteracies, broadcast on the internet in a live format. All the data generated were analyzed along with the theoretical framework. This Masters thesis is structured into 4 chapters. Chapter 1 presents information on the concept of literacies, as well as its adjectives, with an emphasis on multiliteracies and reflections on the inclusion of the term in the BNCC. Chapter 2 discusses teacher education and assessment from the perspective of multiliteracies. Chapter 3 discusses the concepts of emojis and memes in Multiliteracies, their meanings and importance for teaching, with regards to their potential of revealing the connections, creativity and work with images. Chapter 4, based on decolonial theories, discusses notions of decoloniality in education. As a result, I propose the term decolonial multiliteracies, considering that ML should be looked at from the context of where it will be applied, and not adopted as another methodological solution
 
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Fecha de Publicación
2024-03-18
 
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