• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-18032021-171627
Document
Auteur
Nom complet
Andrea Geroldo dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Tagnin, Stella Esther Ortweiler (Président)
Fonseca, Luciana Carvalho
Hanna, Vera Lucia Harabagi
Rodrigues, Livia de Araújo Donnini
Titre en portugais
Raising conventionality awareness to bridge gaps: uma proposta de ensino de inglês para brasileiros com base nos princípios da Linguística de Corpus
Mots-clés en portugais
Abordagem DDL
Colocações
Convencionalidade
Ensino de línguas
Inglês para brasileiros
Linguística de Corpus
Linhas de concordância
Resumé en portugais
O objetivo desta tese de doutorado é apresentar uma proposta de ensino de inglês para brasileiros com base nos princípios da Linguística de Corpus, demonstrando que uma abordagem informada por corpus pode ser útil e eficaz para o ensino de línguas, assim como pode promover a pesquisa entre os professores, levando-os de consumidores de LDs a pesquisadores (MCCARHTY, 2008), além de estimular a autonomia e o gosto pela pesquisa por parte dos alunos. Nessa proposta, que se vale do uso de textos autênticos aliados à abordagem informada por corpus (MISHAN, 2005; TOMLINSON, 2008 e 2011), as atividades tanto para a compreensão linguística dos textos autênticos usados e/ou o reconhecimento quanto para a prática de estruturas léxico-gramaticais foram baseadas na análise obtida pela ferramenta Word and Phrase.Info, no tocante à frequência das palavras e às colocações encontradas nos textos abordados; e elaboradas levando-se em consideração: a Abordagem DDL (JOHNS, 1991); o uso de linhas de concordância para o ensino (BERBER SARDINHA, 2004; GAVIOLI, 2005; TRIBBLE & JONES 1997); os "três I's" - Illustration, Interaction e Induction (CARTER e MCCARTHY, cf. XIAO e McENERY, 2005); a Modelagem (CARTER, 1998); e a tipologia de exercícios proposta por Honeyfield (1989). Para divulgar essa abordagem, elaboramos e aplicamos oficinas para professores de línguas, colhemos o feedback dos participantes e o analisamos. A análise desse feedback demonstrou que todos consideraram que a proposta da abordagem cumpre o que propõe, destacando as seguintes vantagens: permitir contextualização e abordar conteúdo significativo/útil/interessante/autêntico para despertar o interesse dos aprendizes; usar ferramentas de pesquisa para o desenvolvimento da autonomia do aprendiz; ampliar o repertório linguístico do aluno, com fins comunicativos e/ou de proficiência; facilitar a visualização de colocações, elementos nem sempre abordados pelos LDs; estimular o uso de novas tecnologias, tanto para o aprendiz quanto para o docente; facilitar a sistematização da língua; oferecer segurança para o professor em relação aos elementos linguísticos que venha a ensinar, além de ampliar e aprimorar seu repertório linguístico. Após a boa aceitação pelos professores, testamos essa proposta de abordagem, intitulada SEQ-CORP (Sensibilização > Leitura > Demonstração > Pesquisa > Autonomia), em duas oficinas para alunos de inglês. As duas experiências foram satisfatórias, de acordo com o feedback dos alunos.
Titre en anglais
Raising conventionality awareness to bridge gaps: suggestion of an English teaching approach based on Corpus Linguistics principles
Mots-clés en anglais
Collocations
Concordance lines
Corpus Linguistics
DDL approach
English for Brazilian students
Language teaching
Resumé en anglais
The aim of this dissertation is to put forward a proposal for teaching English to Brazilian students, based on Corpus Linguistics principles, in order to show that such an approach is useful and efficient to teach and learn languages, it also raises teachers' awareness enabling them to become active researchers (MCCARTHY, 2008), and increases learners' interest in researching and working autonomously. This proposal relies on the use of authentic texts and a corpus-informed approach (MISHAN, 2005; TOMLINSON, 2008 and 2011) to plan activities for English coursebooks to practise lexical-grammar topics . The texts are analysed in the Word and Phrase.Info tool as to the frequency of their words and collocations, and the most relevant ones are practised in activities designed according to the following guidelines:the DDL Approach (JOHNS, 1991); the use of concordance lines for teaching (BERBER SARDINHA, 2004; GAVIOLI, 2005; TRIBBLE & JONES 1997); the three I's - Illustration, Interaction e Induction (CARTER e MCCARTHY, cf. XIAO e McENERY, 2005); Modelling (CARTER, 1998); and Honeyfield's typology of corpus exercises (1989). To promote this proposal, we designed and conducted workshops for teachers of English, whose feedback we gathered. The analysis of this feedback showed that all participants approved of the proposal, highlighting the following advantages: it contextualises and promotes authentic, relevant content; it makes use of search tools to help raise students' autonomous skills; it increases learners' language proficiency; it helps develop conventionality awareness, which is not the rule in language coursebooks; and it provides teachers with a reliable source of language and cultural information, also promoting their own language improvement. As the proposal was well received by teachers, we also tested a teaching sequence, called SEQ-CORP (Raising awareness > Reading > Showing > Researching > Working autonomously), in two language workshops for students of English. According to these students, the SEQ-CORP proved to be successful.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-03-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.