• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-15022023-185543
Documento
Autor
Nombre completo
Patrícia Helena Nero
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Grigoletto, Marisa (Presidente)
Ferreira, Ligia Fonseca
Gomes, Flavio dos Santos
Silva, Mariza Vieira da
Título en portugués
Para onde vão todos esses?: reflexões discursivas sobre a instrução pública e o sujeito aluno da Província de São Paulo da segunda metade do século XIX
Palabras clave en portugués
Análise do discurso
Educação
Instrução pública
Sujeito escravizado e ex-escravizado
Sujeito-aluno
Resumen en portugués
Esta pesquisa propõe analisar os efeitos de sentido no discurso sobre a instrução pública e seu sujeito-aluno na segunda metade do oitocentos na Província de São Paulo. A partir da análise de um corpus composto por atas, relatórios, legislação sobre a instrução pública, periódicos, matrículas de alunos, solicitações de vagas em educandários, escrita de escravizados e ex-escravizados afro-americanos, aproximo-me do sujeito à margem inserido no contexto educacional, público - objeto de nosso estudo - assistencial (sociedades auxiliadoras, instituições religiosas) ou particular. A Análise do Discurso, norteadora de nossas reflexões e caminhos possíveis nesta tese, procura analisar funcionamentos discursivos que geram a evidência de sentidos atravessados ideologicamente. Para sustentar esta análise, discuto, num primeiro momento, a premência de estudos discursivos para a entrada na materialidade histórica do arquivo. Em um segundo momento, avanço em reflexões historiográficas sobre o oitocentos e seu sujeito atravessado pela ideologia escravagista-racista, na sua presença ou não-presença no contexto educacional, sem perder de vista as redes de memórias e suas filiações do já-dito sobre esse outro que se instala como verdade. Para tanto, 1. analiso a trama discursiva sobre o outro na instrução pública tomando relatórios escritos por professores da cidade de São Paulo sobre a situação das escolas e alunos em sua verticalidade semântica na relação com outros discursos; 2. desenvolvo análise discursiva sobre a escrita do outro de alhures, o escravizado e o ex-escravizado afro-americano nos períodos pré e pós abolição, discutindo os efeitos de sentido que convergem e que se dispersam na trama discursiva do arquivo e do sujeito em suas formas de deslocamento (discursivo); 3. problematizo a espessura semântica dos dizeres de professores, na legislação, nos periódicos dessa época, sobre ser cidadão no contexto escolar - espaço dito público, porém, ainda limitado ao acesso desse outro - no Brasil e nos EUA. A AD apresenta ao pesquisador a "materialidade do sentido e do sujeito, seus modos de constituição histórica" na memória discursiva que se manifesta e mobiliza sentidos outros sobre a situação do sujeito marginalizado e sem acesso à "educação de qualidade", o outro ainda a ser civilizado para adentrar a formação social vigente. Os dizeres veiculados e silenciados sobre a educação desse sujeito-aluno (do ontem, em particular) suscitam questionamentos para a compreensão da opacidade semântica constituinte da instrução civilizadora de outrora, bem como discussões sobre formas de sujeição do corpo e sua conformidade no contexto escolar. A constituição político-social da educação e seu sujeito-aluno no período contemplado demanda profunda investigação, pois as complexidades no campo educacional não deixaram de atingir seu sujeito-aluno ainda de alhures, ainda à margem.
Título en inglés
Where do all those ones go to?: discursive reflections upon public instruction and the student-subject in the Province of São Paulo in the second half of the 19th century
Palabras clave en inglés
Discourse analysis
Education
Enslaved and ex-enslaved subject
Public instruction
Student-subject
Resumen en inglés
This thesis aims to analyse the effects of meaning in discourse about public instruction and its student-subject during the second half of the 19th century in the Province of São Paulo. Delving into its corpus (minutes, teachers' reports, legislation on public instruction, journals and papers, enrolment maps, instruction soliciting letters from children's parents, enslaved and ex-enslaved's writing), I access the marginalised subject who was being inserted in the private, the charitable or the public sectors - being the latter the focus of our study. Discourse analysis, the theoretical basis of the reflections and possible study paths of this research, aims to analyse the functioning of discourses, which generates the evidence of meanings that are ideologically constituted. To support this proposal, there is deep discussion of the urgence to analyse the historical materiality of our archive discursively. Moreover, I propose some historiographic reflections on the 1800's ideology and its subject amidst the complexities of slavery-dominant and racist ideology considering their presence or non-presence in the educational context without losing track of the memory networks and their affiliations regarding what is already-said about this other as crystalized truth. For this purpose, 1. I analyse the discursive mesh of the meanings about the other in public instruction as from reports on the situation of schools and students written by teachers in the city of São Paulo taking into account the semantic verticality of a given discourse in its relation with other discourses; 2. I develop a discursive insight into this elsewhere other's writing process, enslaved and ex-enslaved Afro-Americans during the antebellum and emancipation periods, in which I problematize the effects of meanings converging and dispersing in our archive discursive mesh; 3. I deeply reflect upon the semantic density of sayings in teachers' writing, legislation and journal writing in the 19th century whose effects claim for the urgency of being a citizen within the educational environment, a place still limited to full access by this other - in Brazil and in the United States. Discourse Analysis poses "meaning and subject materiality, their historical constitution processes" in the discursive memory that arises and triggers other meanings about the marginalised subject without access to "quality education" and who is still the one to be civilized, to be inserted into the current social formation. Such silenced and widespread sayings on the education of this (yesterday's and today's) student-subject bring about questions for the comprehension of the semantic opacity constituting the olden civilizing instruction as well as debatable reflections on forms of body subjection and conformity in the educational context. The social-political constitution of the 1800's education still demands deep research since the complexities of educational programmes to the economically vulnerable and historically marginalised subject still linger on.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-02-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.