• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2004.tde-14122022-175150
Documento
Autor
Nombre completo
Marcio Antonio Coimbra Amed
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Cevasco, Maria Elisa Burgos Pereira da Silva (Presidente)
Daghlian, Carlos
Fernandes, Giséle Manganelli
Soares, Marcos Cesar de Paula
Vasconcelos, Sandra Guardini Teixeira
Título en portugués
Impressionismo em 'Dom Casmurro e Nostromo'
Palabras clave en portugués
Literatura brasileira
Literatura comparada
Literatura inglesa
Resumen en portugués
O final do século dezenove, mais precisamente o período demarcado por Eric Hobsbawm entre 1875 e 1914, foi um período de mudanças, desenvolvimento e inovações sem precedentes, em todas as áreas do conhecimento humano, nas ciências, tecnologia, economia, administração, política, sociologia, filosofia, artes. O modelo positivista no qual a compreensão do mundo era baseada tinha desmoronado. Novas idéias estavam no ar, a psicologia do desvelamento e a psicologia da revelação de Freud, Nietzsche e Marx, o relativismo, subjetivismo, psicologismo, historicismo, antisistematismo, atomismo, a doutrina da natureza perspectivista da verdade.Em resultado das mudanças que rapidamente iam acontecendo na tecnologia, na moda, nas séries de novos produtos que ininterruptamente iam sendo entregues ao público a uma velocidade rápida, e como um resultado da transferência dos centros de cultura para as grandes cidades, o impressionismo apareceu. Era uma arte adaptada à sensibilidade do homem da grande metrópole, descrevendo o ritmo nervoso, as impressões súbitas, agudas mas sempre efêmeras da vida na cidade. De acordo com Arnold Hauser foi o estilo de arte predominante dos anos 1870 até o final do século dezenove. O objetivo deste trabalho é mostrar que dois grandes romances daquele período, Dom Casmurro de Joaquim Maria Machado de Assis e Nostromo de Joseph Conrad - que por sinal é considerado por Walter Allen como o maior romance em inglês do século vinte, um da literatura brasileira, outro da literatura inglesa respectivamente, têm cada um deles um viés impressionista na sua contextura. Um fato que permite que sejam comparados, apesar do que parece ser à primeira vista uma total dessemelhança em estilo, tema, organização, escolha de palavras e sintaxe - se a diferença de idiomas for descontada , atmosfera, ambientação, espaço, foco narrativo.Para fazer isto, em primeiro lugar farei uma análise do romance Iaiá )Garcia de Machado de Assis, com o propósito de deixar claro qual foi a sua importância como romance, e, ao mesmo tempo, através da posterior comparação com Dom Casmurro, mostrar a evolução no estilo de Machado de Assis de uma obra à outra, de Iaiá Garcia, que apareceu em 1878 a Dom Casmurro, que foi publicado em 1900. Mostrarei que Iaiá Garcia é de fato um grande romance, com seu princípio construtivo baseado no estilo realista de prosa do século dezenove então dominante, mas que quando nós o comparamos com Dom Casmurro percebemos que foram compostos num estilo totalmente diferente. Aí, então, Nostromo será analisado para ser comparado com Dom Casmurro. Mostrarei que Nostromo também foi escrito num estilo totalmente diferente daquele do realismo do século dezenove. Será mostrado que o impressionismo é o princípio que os norteia, de maneira que estas duas obras podem ser relacionadas, uma vez que possuem em comum as imagens e contornos de personagens borrados, o predomínio do instante sobre a duração, a idéia de que um instante nunca mais se repetirá, os eventos que acontecem por acaso, o acaso como um elemento de construção e composição, a apresentação do objeto pelas suas partes não elaboradas e dados em estado bruto ao invés de um todo conceitualmente construído e apresentado, a translação da imagem táctil à imagem visual, do volume à superfície, a separação dos elementos ópticos da experiência dos elementos conceituais, a visualidade em sua autonomia.O objetivo deste trabalho, portanto, é mostrar que tanto Dom Casmurro quanto Nostromo têm em comum uma configuração impressionista e que isto se deve à época à qual eles totalmente pertencem, um fato que demonstra que há uma relação entre objetos de arte e o período sócio-histórico ao qual eles pertencem
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
The end of the nineteenth century, more precisely the period set by Eric J. Hobsbawm between 1875 and 1914, was a period of unprecedented changes and development and innovations in all areas of human knowledge, science, technology, economy, administration, politics, social sciences, philosophy, arts. The positivist model upon which the understanding of the world was based had broken down. New ideas were in the air, the psychology of unveiling and the psychology of revelation of Freud, Nietzsche and Marx, relativism, subjectivism, psychologism, historism, antisistematism, atomism, the doctrine of the perspectivistic nature of truth.As a result of the rapid change in technology, in fashion, in the series of new products relentlessly coming to the public at rapid pace, and as a result of the transition of centres of culture to the great cities, impressionism appeared. It was an art adapted to the sensibility of the man of the great metropolis, describing the nervous rhythm, the sudden, acute, yet always vanishing impressions of life in the city. According to Arnold Hauser it was the style of art that was predominant from the 1870's until the end of the nineteenth century. The objective of this work is to show that two great novels from that period, Dom Casmurro by Joaquim Maria Machado de Assis and Nostromo by Joseph Conrad - as a matter of fact considered by Walter Allen as the greatest novel in English of the twentieth century, one from Bra-zilian literature, the other from English literature respectively, have each one of them an impressionistic orientation in their make-up. A fact which allow them to be compared, despite what appears to be at first sight a total dissimilarity in style, theme, organization, choice of word and syntax - if difference in idiom be discounted, atmosphere, setting, space, point of view. In order to do so, I will first analyse the novel Iaiá Garcia by Machado the Assis, with the purpose of making clear what its importance as a novel was, and at the same time, by later comparing it to Dom Casmurro, to show the evolution in Machado's style from one work to another, from Iaiá Garcia, which appeared in 1878 to Dom Casmurro, which was published in 1900. I will point out that Iaiá Garcia is indeed a great novel, with its construction principle based on the dominating style of nineteenth century realistic prose then current, but that when we come to Dom Casmurro we see it was composed in a totally different new style. Then Nostromo will be analysed in order to be compared with Dom Casmurro. It will be shown that Nostromo was also written in a totally different style from that of nineteenth century realism. Impressionism will be shown to be their operating principle, so that these two works can be related, as they share in common their blurred characters and images, the predominance of instant over duration, the idea that the instant will never be repeated again, of events that happen by chance, of chance as an element of construction and composition, the presentation of the object by its raw parts and nude data instead of as a whole conceptually constructed and presented, the transition from tactile image to visual image, from volume to surface, the detaching of optical elements of experience from conceptual elements, visuality in its autonomy.The aim of this work, therefore, is to show that both Dom Casmurro and Nostromo have an impressionistic trend in common and that this is due to the age to which they completely belong, a fact that demonstrates that there is a relationship between works of art and the historical sociological period in which they are born
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-12-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.